COMO MANTER A PELE BONITA E SAUDÁVEL

 

Como manter a pele bonita e saudável

1) Alimente-se bem: Uma dieta balanceada com os grupos alimentares. Fibras, verduras e frutas com casca. Esses alimentos ajudam no funcionamento do intestino, e isso é fator preponderante para uma pele bonita. Limite gorduras, frituras e as carnes. Uma nutricionista poderá melhor orientá-la com um programa de reeducação alimentar.
2) Beba água: Beba muita água para eliminar as toxinas do organismo. O ideal é ingerir dois litros de água por dia. A hidratação é fundamental para a saúde da pele.
3) Pratique atividades físicas: Faça exercícios. O esforço físico estimula o metabolismo do tecido e combate o estresse, fator que contribui para a melhor saúde da pele, e o aparecimento de rugas e marcas de expresssão.
4) Durma com qualidade: Uma boa noite de sono ajuda, em muito, na preservação da qualidade da pele, ja que contribui para a desintoxicação do organismo.
5) Não fume e limite o alcool: O cigarro È o grande vil„o para a sa˙de da pele: piora a oxigenação do tecido. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande fator para a melhoria da pele.
6) Use protetor solar: O sol é causador de rugas. Use o filtro solar todos os dias, mesmo em ambientes fechados pois algumas lâmpadas emitem raios ultravioleta.
7) Higienize sua pele regularmente: Pela manhã e pela noite. Água fria e um sabonete adequado a sua pele são essenciais neste momento. Não use água quente pois ela retira a gordura protetora da pele. Para equilibrar o Ph use uma loção hidratante. É recomendado o uso de um sabonete adstringente caso você tenha uma pele oleosa ou com acnes.
8) Deixe a pele sempre hidratada: Identifique seu tipo de pele antes de escolher seu hidratante. Um médico ou esteticista poderá lhe ajudar nessa escolha . É proibido o uso de cremes para quem tem a pele oleosa, como alternativa opte por um gel.
9) Em seu corpo: Atenção especial para cotovelos, joelhos, mãos e pés, é recomendado a hidratação diária para essas áreas. Uma esfoliação mensal em uma clínica ou em casa no banho com um esfoliante adequado é indicado.
10) Acompanhamento: Faça uma limpeza de pele com uma profissional pelo menos a cada 45 dias. Também é indicado que você sempre faça uma consulta a um Dermatologista para que ele lhe indique os melhores cuidados a sua pele.


10 rituais para ter uma pele bonita

Dieta
Nós somos o que comemos. Uma dieta diária composta por alimentos ricos em vitaminas e minerais é essencial para uma pele saudável.

Exercicio Físico

Hidratar

Dár-lhe-á mais energia e uma tez radiante. Ao fazer exercício, as trocas celulares intensificam-se e a eliminação de toxinas é acelerada através de duas vias: respiração e transpiração. O exercício físico favorece uma respiração mais rápida, além de aumentar rapidamente a temperatura do corpo, provocando a transpiração. O suor contém água, mas também sal e inúmeras toxinas entre as quais a ureia e o ácido úrico. O suor é realmente bom para sua pele! Hidrata e facilita a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. Tudo isto para além de emagrecer!!!!!!!!
Dormir
Um sono reparador durante a noite, é imperativo para a pele saudável. Deverá dormir pelo menos 7 horas diariamente, porque a actividade reparadora da pele acontece durante a fase de descanso.
Sol

10-15 minutos de exposição diária ao sol são essenciais à boa saúde da pele. Mas atenção, estudos recentes demonstram que uma má utilização dos raios UV pode acentuar as rugas e aumentar o risco de cancro, além de aumentar a incidência de reacções alérgicas, por isso, use sempre protector solar.


Água
Quer o segredo de uma pele lisa, e macia e radiante? É simples, o segredo está numa hidratação adequada! E para isso, basta beber entre 1,5 L a 2 L de água por dia ou, se preferir, pode substituí-la por chá, infusões ou sumos de fruta, sem adição de açúcar. Vá bebendo líquidos durante o dia, para manter uma hidratação constante e para eliminar as toxinas prejudiciais ao seu corpo. As células que constituem a derme (camada profunda da pele, coberta pela epiderme) encontram-se mais expostas à desidratação do que as restantes células do organismo. Se a sua pele se encontra desidratada pelo frio, vento, ou pelos ambientes sobreaquecidos, terá tendência para estriar e enrugar.
Limpeza
A pele necessita respirar, especialmente enquanto você está a dormir. O seu corpo elimina as toxinas através da pele enquanto dorme, por isso, é essencial que não esteja obstruida com sujidade e maquilhagem, pois erupções cutâneas poderão surgir. Na hora do banho, procure usar um bom gel de banho ou sabonetes naturais, sem detergentes ou outros agentes químicos. No rosto evite a água quente, tem tendência a irritar a maioria de tipos da pele, prefira a água morna ou tépida, finalize com uns salpicos de ágia fria ajuda a fechar os poros. E limite a limpeza a duas vezes por dia mesmo se você tiver a pele muito oleosa, a limpeza excessiva fará com que o problema se agrave porque retira à pele a sua barreira protectora e acaba por produzir mais sebum e óleo.
TonificarNunca se esqueça de tonificar, esta etapa ajuda a remover todo o sabão residual, refina os poros, e restaura o PH natural da sua pele.


Logo após o banho, hidrate sempre a sua pele com um bom creme para mantê-la nutrida, aveludada e elástica. Aproveite e faça uma boa massagem, ajuda na activação da circulação e consequentemente a pele. Na escolha do hidratante, tenha em conta factores como as necessidades pessoais, o tipo de pele, as condições climatéricas e a idade.

Exfoliar  
Durante o duche, depois da pele bem limpa, esfolie-a com os produtos adequados à sua pele, duas a três vezes por semana. Para acelarar a esfoliação, massaje com uma luva de crina, uma esponja de loofah natural ou mesmo um turco. Tenha especial atenção aos cotovelos, joelhos e pele, onde a pele é mais espessa, e também com as costas, uma das regiões do corpo mais oleosas. Não massage mais do que 2 minutos na área a trata. Lave abundantemente e seque.
Além de tornar a superfície da pele mais limpa, mais fina e macia, a esfoliação vai ajudar a acelerar o desprendimento das películas de pele solta e ressequida. Assim a pele liberta-se mais rapidamente das células mortas e a película epidérmica uniformiza-se.
Escovar a pele
 Uma ou duas vezes por uma semana, antes do banho, use uma escova de cerda natural para escovar delicadamente seu corpo inteiro. Efectue os movimentos durante 5 ou 10 minutos, começando pelas extremidades, escovando em direcção ao centro do seu corpo. Inicialmente os movimentos devem ser muito delicados, aumente gradualmente, e termine com movimentos mais vigorosos. Tenha especial atenção ás áreas com celulite. Lave sua escova com água quente e um pouco de sabonete para mantê-la livre de restos da pele

A pele possui em sua superfície uma mistura de sebo e suor conhecida como manto hidrolipídico, que tem como função manter o teor de água.
Além disso, esse manto também a defende de agressões externas e de infecções causadas por fungos e bactérias.
O vento, as mudanças bruscas de temperaturas, o ar seco, ar condicionado facilitam a evaporação da água através da pele, desidratando-a.
Para manter a pele sempre saudável, são necessários alguns cuidados fundamentais no dia-a-dia.
Confira abaixo
- a pele deve ser limpa de duas a três vezes diariamente;

- após a limpeza, o usa-se tonificante para equilibrar o seu pH;
- depois de limpa e tonificada, a pele está preparada para receber o hidratante e/ou o filtro solar. Lembrando que, o uso do filtro solar se faz necessário três vezes ao dia, mesmo quando não há sol, a luz fria e o computador também podem mancha-la;
- realizar limpeza de pele profunda uma vez por mês;
- o uso de máscaras de hidratação indicada para o seu tipo de pele;
- uma vez por semana a esfoliação com pequenos grânulos é indicada para remover as células mortas da superfície da cútis.
A manutenção da qualidade da pele é imprescindível para estar sempre jovem e bonita. Seguindo essas dicas e, sobretudo, incorporando-as em seu dia-a-dia, retardaremos o envelhecimento precoce.

Saiba como ter uma pele bonita e saudável em qualquer idade


Uma pele bonita, saudável e livre de manchas e rugas é o desejo de qualquer mulher. Em todas as faixas etárias, a vontade de ter a pele viçosa e brilhante impera. Cuidados específicos para cada idade são fundamentais para garantir a saúde e beleza deste órgão tão importante no universo feminino.
Para mantê-la sempre lisinha, três hábitos devem ser cultivados independente da idade: a aplicação diária do filtro solar, a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia e o consumo de alimentos ricos em vitaminas e fibras.
Além disso, limpe, tonifique, hidrate e nutra a pele com produtos apropriados para o seu tipo e idade. Consulte um dermatologista para que ele indique quais os melhores cuidados diários.

CUIDADOS ESPECÍFICOS
Confira dicas que podem ajudar em cada etapa da vida:

15 aos 25 anos

O foco é a prevenção já que a pele ainda tem grande quantidade de colágeno e elastina, (fibras que garantem a sustentação e a uniformidade). O uso do filtro solar diário é mais do que recomendado pelos dermatologistas porque ajuda a evitar o desgaste natural. O produto pode ser encontrado na forma de gel, hidratante ou pó compacto.

E quando as espinhas aparecerem?
Para controlar e prevenir a acne, lave o rosto duas vezes ao dia com água morna e uma solução de limpeza suave. Não esfregue a pele com força. E nunca esprema as espinhas. Resista à tentação de cutucá-las porque isso pode deixar cicatrizes e agravar o problema.

25 aos 35 anos

Nesse período surgem as primeiras rugas. A produção de colágeno novo diminui e é a hora certa de começar a investir nos cremes antissinais que favorecem a renovação celular. Converse com o seu dermatologista sobre o uso de cremes com ácido glicólico, recomendados para prevenir os primeiros sinais da idade. Normalmente, os "pés de galinha" aparecem em mulheres dessa faixa etária.

Abuse de uma alimentação rica em vitaminas antioxidantes (A, C, E e o mineral selênio), encontrados in natura no mirtilo, morango, passas de uva, alfafa, espinafre e couve.
A relação com o filtro solar deve ser intensificada para que se evitem as manchas. Não se esqueça de proteger o pescoço. Limpe, tonifique, hidrate e nutra a pele de manhã e à noite.
35 a 40 anos

Consulte o seu dermatologista sobre a aplicação de cremes com ácido retinoico, ou algum de seus derivados como o adapaleno, e a vitamina C. Os produtos são indicados para a pele de mulheres dessa faixa etária, mas muitos oferecem restrições de uso porque exigem que a paciente não se exponha ao sol e não esteja grávida.

A hidratação da pele deve ser reforçada não só no rosto, como também no corpo. Capriche na aplicação do creme hidratante nos cotovelos, pés, mãos e joelhos. E lembre: filtro solar, tonificação e nutrição da pele devem ser feitos diariamente.
40 a 45 anos

Cremes com efeito "Cinderela" que diminuem a flacidez do rosto e pescoço são indicados para quem que já passou dos 40 anos. Conhecidos como "tensores", os cremes dão um aspecto mais jovial à pele e são indicados para as áreas dos olhos.

Confira com o seu dermatologista quais produtos oferecem melhoramento de elasticidade e estimulação de colágeno e elastina. Questione o médico sobre a possibilidade de tratamentos de renovação celular.
Mais de 55 anos

Rugas finas formam-se ao redor dos olhos e boca a partir dos 55 anos. O uso intensificado do protetor solar com ácido e vitamina A pode evitar que elas se disseminem porque estimulam a produção de colágeno e ajudam a recuperar o viço da pele.

Reforce o uso dos cremes tensores e jamais esqueça a aplicação do filtro solar.
O dermatologista é o profissional indicado para avaliar qual é a melhor combinação de ativos para você.

Fonte: Veja de Medicina e Saúde volume 7 e Beleza GNT

Comentários