CABELO : HIDRATAÇÃO X OLEOSIDADE

Hidratação X Oleosidade

A maioria das pessoas com cabelos oleosos não sabe como hidratar as madeixas, sem deixá-las com aspecto "ensebado". O que elas não sabem é que hidratação não tem nada a ver com oleosidade. "A oleosidade está ligada ao couro cabeludo. A hidratação, ao fio ", explica Maurício Moreira, cabelereiro do Studio W Higienópolis.

Maurício explica que o cabelo só é vivo dentro do bulbo capilar. Depois disso, morre. O sebo que aparece junto à raiz nada mais é que a secreção natural que vem da parte "viva " do cabelo. Ele explica que o problema pode ser resolvido fazendo reflexos junto à raiz, para deixar os fios dessa região mais secos. Assim, quando a oleosidade escorrer para fora do bulbo, o cabelo não ficará com aquela aparência gordurosa. Outra opção é recorrer a tratamentos específicos, que tratam o excesso de oleosidade na raiz.

Resolvido o problema da oleosidade, éhora de pensar na hidratação. E, por incrível que pareça, ela começa pelo escolha do shampoo. Ela deve levar em conta o tipo do cabelo (fino, grosso, com ou sem química). São essas características que vão determinar se a pessoa deve usar um shampoo mais ou menos adstringente. "O shampoo limpa dentro das escamas. O condicionador vai fechar essas cutículas", explica Maurício. A dica é passar apenas nas pontas. "Jogue todo o cabelo para um lado só e passe condicionar apenas na parte que estiver abaixo da orelha", aconselha o cabelereiro.


Para uma hidratação mais profunda, é aconselhável usar uma máscara, de tempos em tempos. Ela tem função parecida com a do condicionador, mas requer um tempo de pausa para agir, que vai de 15 a 20 minutos. Esse tempo pode ser reduzido pela metade, usando-se uma fonte de calor, que pode se uma touca térmica, um secador com difusor, ou mesmo uma toalha esquentada no micro-ondas.

A recomendação de Maurício é usar shampoo, condicionador e máscara sempre da mesma família. "As empresas fazem uma ligação entre os produtos, para chegar a um resultado final. São tratamentos complementares", explica. Para finalizar, o cabelereiro recomenda o uso de um reparador de pontas.

Fonte:http://www.bolsademulher.com/

Comentários