COMA BEM E CONQUISTE CABELOS BONITOS E SALDÁVEIS

 Nutrir para brilhar

A beleza dos seus cabelos não depende só das suas visitas frequentes ao cabeleireiro. Uma alimentação adequada, rica em vitaminas e minerais, é fundamental para a saúde dos fios. “Uma dieta pobre em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar. E é justamente por isso que os alimentos devem ser os mais variados possíveis. Faça um rodízio entre os alimentos consumidos para ingerir as quantidades suficientes de todos os nutrientes necessários”, recomenda Tamara Mazaracki, nutróloga e especialista em medicina ortomolecular.

Se você é do tipo que adora alimentos junkie e torce o nariz para frutas e verduras, é hora de mudar de atitude. “Porções generosas de vegetais verde-escuros devem ser incluídas todos os dias. Eles podem ser consumidos cozidos ou crus, em forma de saladas ou até sucos. Frutas coloridas também devem estar presentes diariamente. É importante variar: só banana e laranja não vale!”, alerta a especialista.

Composto em grande parte por proteínas, os fios se beneficiam quando você ingere esse nutriente. “Sobretudo as de alto valor biológico, essenciais para o desenvolvimento estrutural do fio de cabelo. Abuse de carne bovina magra, aves e peixes. Consuma de duas a três porções por semana de cada uma. Ovos frescos devem ser consumidos três a quatro vezes por semana, um a dois ovos por vez”, recomenda. Complemente a alimentação com duas a três porções diárias de laticínios como leite, iogurte e queijos. “Eles fornecem proteína e cálcio em doses adequadas para os fios”, acrescenta.

Minerais como o manganês, selênio e ferro, e vitaminas como C, K e complexo B também são essenciais no crescimento e vitalidade dos fios. “Consuma sementes oleaginosas, como amêndoas, castanha do Pará, avelãs, nozes, castanha de caju. Mas lembre que são muito calóricas, consuma um punhado de duas a três vezes por semana, pois fornece vitaminas e minerais sem comprometer a boa forma”, finaliza a nutróloga.

Conheça os nutrientes que você precisa para um cabelo lindo, listados pela médica:

Magnésio – Obtido através de frutos do mar, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melado de cana, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi e banana.

Zinco – Encontrado em frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Cálcio – Consuma leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana e algas.

Ferro – Encontrado em carnes magras, miúdos e nas leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico).

Potássio – Presente na água-de-coco, aipo, banana, batata baroa, carnes magras, grãos integrais, vegetais folhosos, leguminosas, frutas secas e semente de girassol.

Biotina – Você pode ingerir a biotina comendo gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, grãos integrais, leguminosas e sardinha.

Vitaminas B5 ou ácido pantotênico – Está nos miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, grãos integrais, gérmen de trigo e salmão.

Vitamina A e carotenóides – Presente em ovos, fígado, frutas e vegetais amarelos, laranja e verde-escuros (os campeões são manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa e cebolinha, espinafre, batata-doce), leite integral e derivados, manteiga e algas.

Ácidos graxos essenciais – Omega 3, 6 e 9 – Encontrados no azeite, sementes oleaginosas, sementes de linhaça, abacate, peixes gordos tipo salmão, cavala, atum e sardinha.

Vitamina E – Está nos óleos vegetais prensados a frio, ovos, gérmen de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga e sementes oleaginosas.

Enxofre – Encontrado no pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho, couve de bruxelas e raiz forte.

Fonte:http://www.bolsademulher.com/

Comentários