TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A HIDRATAÇÃO DOS CABELOS

 

Tire suas dúvidas sobre hidratação


Dicas para lavar, tratar e hidratar o cabelo

1. Qual a maneira certa de lavar o cabelo antes de realizar um penteado?


A especialista Norma Mendes, do salão Fusion Hair (SP), esclarece que a lavagem é a etapa mais importante do trabalho, pois se executada de forma incorreta, pode comprometer todo o resultado. “O ideal é usar um xampu neutro para que o cabelo fique mais firme na hora de pentear. Se os fios estiverem muito ressecados ou forem extremamente crespos, opte por um xampu hidratante depois”, explica. A hairstylist diz ainda que o condicionador deve ser evitado. “Mesmo que fique um pouco difícil de pentear, é mais seguro”, justifica. “Para dar sustentação, abuse da musse. Quanto maior o grau de fixação, melhor”, conclui.

2. Como avaliar se os fios estão envelhecidos e quais os melhores tratamentos?


Procedimentos oxidativos são os principais causadores do envelhecimento das fibras capilares. “Com o tempo, o cabelo vai perdendo proteína, tornando-se frágil, opaco, ressecado e sem elasticidade”, diz Bruno Fernandes, do Bruno Fernandes Hair Salon (SP). O hairstylist explica que o aspecto de envelhecido aparece especialmente em fios longos, onde a diferença entre o comprimento e a raiz se torna mais evidente. “Isso acontece porque, ao fazer o retoque do alisamento e da coloração, por exemplo, alguns profissionais trabalham também o cabelo todo, quando deveriam se concentrar somente na raiz. O resultado é uma sobrecarga de agentes químicos”, aponta. Antes de escolher o melhor tratamento, não deixe de conversar com a cliente para saber qual o histórico da cabeleira.“Restaurações e hidratações à base de proteínas de seda, trigo e soja, por exemplo, ajudam a recuperar sua estrutura, tornando-a mais saudável e resistente”, sugere.

3. Quais as diferenças entre a hidratação a seco e a tradicional feita no lavatório?


A diretora técnica da Dwell’x, Cláudia Sperge, defende que a principal diferença é a praticidade, já que a versão a seco pode ser feita fora do lavatório, o que otimiza o tempo do salão. “No procedimento, usamos óleo vegetal de jojoba, que tem propriedades muito semelhantes ao sérum natural produzido pelo nosso organismo. Quando misturados, ambos resultam numa combinação perfeita para hidratar, higienizar, nutrir e dar brilho aos fios”, explica. “Outra vantagem é que os ativos, uma vez aplicados, não precisam ser enxaguados e, portanto, permanecem em contato com os fios por mais tempo, o que potencializa o resultado”, justifica. Pablo Mendes, bioquímico da Bio Extratus Cosméticos Naturais, lembra que a hidratação tradicional não possui limites, principalmente quanto à formulação dos produtos. “É a melhor opção para cabelos danificados, principalmente pela ação de processos mais agressivos, como químicas e descolorações, e que precisam de cuidados específicos”, explica.

Fonte:http://www2.uol.com.br/cabelos/tire_suas_duvidas/tire_suas_duvidas_sobre_hidratacao.html

Comentários