EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

             É crescente a população idosa no Brasil, mas muitas pessoas acreditam que envelhecer é perder a independência e até a capacidade de se divertir. Porém, pesquisas mostram que o envelhecimento saudável retarda e até extingue esse sentimento depressivo comum entre os idosos. Mas todos os idosos são beneficiados pelos exercícios físicos? Esse post é para evidenciar os benefícios que os exercícios físicos trazem para a o envelhecimento saudável além de esclarecer dúvidas como quais e de que maneiras, os exercícios devem ser executados.

            A resposta para a questão anterior é positiva, exercícios físicos são indicados para todas as pessoas da terceira idade. Depende apenas delas, decidir que tipo de exercícios satisfazem seus interesses corpóreos e pessoais. Unindo exercícios físicos, alimentação e um bom descanso, a recompensa à saúde será alta, pois idosos fisicamente ativos mostram melhores rendimentos em atividades diárias, alem de melhor força muscular, memória, flexibilidade, composição da massa corporal e equilíbrio. Outro ponto importante na melhora causada pelos exercícios físicos é o humor, uma vez que com pratica regular desse tipo de exercício o organismo libera maior concentração de hormônios da hipófise, que proporcionam um bem estar maior ao individuo, tornando-o mais acessível a uma rede social prevenindo a depressão.


            Com o passar do tempo o sistema imunológico se torna menos eficiente, e o organismo fica mais exposto ao surgimento de infecções e da presença do estado pré-inflamatório, causado pelo aumento da proteína C reativa e da interleucina. Idosos que praticam exercícios físicos regularmente têm menor risco de sofrer infecções respiratórias e urinárias e, ainda, se recuperam mais rapidamente quando adquirem uma infecção.
            Quais exercícios são os mais indicados? Embora o importante seja não ficar parado, existem alguns exercícios que são mais indicados por se tratarem de pessoas mais delicadas. Por isso indicam-se exercícios de menor impacto, como hidroginástica, pilates e caminhadas, todos com os equipamentos necessários e com o acompanhamento de um bom treinador físico. Também é essencial para a manutenção da saúde a visita regular a um de um médico como um cardiologista, por exemplo.
Portanto, a terceira idade pode ser uma das melhores épocas da vida, basta um pouco de disciplina e dedicação.


Google imagens

Comentários