AMOR À BIKE : VAMOS PEDALAR ?

Vamos pedalar?

 
Alguns a adotaram como meio de transporte, outros pelos benefícios da atividade física. Seja qual for o motivo, só quem é adepto da bicicleta sabe quão gratificante é a prática do exercício em contato com a natureza. José Rubens D’Elia, consultor do programa Bem Estar da Rede Globo, conta o que você precisa saber antes de pedalar por aí. Confira:

 Quais os benefícios da atividade?
 
José Ruben D’Elia: Ao fazer o exercício com a bicicleta, a pessoa relaxa, abre a mente, oxigena o cérebro. Quem pedala organiza a cabeça. É uma terapia. Além disso, a bicicleta é um ótimo método de fortalecimento para músculos e articulações. São inúmeros os benefícios que o fato de pedalar traz à saúde, tais como equilibrar a tensão arterial e reduzir a gordura.
 
É possível desenvolver os músculos com essa atividade?
 
JRD: O ciclista consegue trabalhar diferentes regiões no mesmo exercício: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna. Vale lembrar que até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos no ciclismo.
 
Existe alguma recomendação para quem deseja começar?
 
JRD: Para começar é recomendado de 30 a 40 minutos, três vezes por semana. É um trabalho muito bom para seu sistema cardiovascular e redução de peso. É importante não pedalar em alta velocidade nem em marchas mais pesadas por longos períodos. Isso pode sobrecarregar as articulações dos joelhos e causar lesões. Manter sempre os braços relaxados e não travar os cotovelos ajuda a absorver o impacto contra lombadas e buracos da rua.
 
Lembre-se: o ciclismo é um esporte aeróbico e deve ser combinado com um exercício de força, como a musculação. Com os músculos fortalecidos, o risco de sofrer uma lesão diminui.
Coloque uma bermuda confortável e vamos nessa!
 
Fonte:http://mundoverde.com.br/blog/2013/02/25/vamos-pedalar/

Comentários