MEIAS DE COMPRESSÃO AJUDAM NA CIRCULAÇÃO DO SANGUE NAS PERNAS

Meias de compressão ajudam na circulação do sangue nas pernas

Peça pode evitar problemas graves de saúde, como a trombose.
Veja em que casos ela é ou não indicada.

 


 

As meias de compressão são peças de roupas feitas para ajudar na circulação das pernas. Se usadas corretamente, elas podem prevenir uma série de doenças, inclusive a trombose, que pode levar à morte. Por isso, são indicadas para pessoas que têm algum problema de circulação.
 O ginecologista José Bento e o clínico geral Alfredo Salim orientam sobre o uso de meias de compressão.
No quadro abaixo, você vê um resumo das principais dicas sobre o uso dessas meias.

arte bem estar roupas de compressão (Foto: arte / G1)

As meias não servem para evitar as varizes – o efeito é apenas sobre as complicações decorrentes delas. As varizes surgem quando as paredes das veias ficam muito fracas, e então essas veias ficam dilatadas e tortuosas.



A ocorrência é maior em mulheres depois da puberdade, porque a produção de hormônios femininos é um agravante para a aparição do problema. A questão não é só estética – elas prejudicam a circulação da perna e podem levar à formação de coágulos. Mulheres obesas ou que usam pílula anticoncepcional têm chance ainda maior de ter varizes.
A pílula, aliás, é também um fator de risco para a trombose. Antes de começar a tomá-la, a mulher deve fazer um exame de sangue para saber se tem trombofilia – nome dado à predisposição a ter trombose.



A trombose é a formação de coágulos no sangue, muito comum nas pernas. Esses coágulos entram na circulação e podem bloquear a passagem do sangue em outras partes do corpo. Uma consequência comum é a embolia pulmonar, que pode matar.
Além do anticoncepcional, o fumo, o sobrepeso e o histórico da doença na família são fatores que indicam risco de trombose. A prevenção desse mal é a principal vantagem do uso das meias elásticas.
As meias massageiam os músculos e os vasos sanguíneos das pernas e facilitam o retorno do sangue para o coração. Outra forma eficaz de auxiliar esse retorno é exercitar sempre as pernas, principalmente a panturrilha.

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/meias-de-compressao-ajudam-na-circulacao-do-sangue-nas-pernas.html

Comentários