SUCO VERDE FAZ BEM





Nesse final de semana, a Veja publicou uma reportagem sobre o Suco verde. E como fiz sobre a Veja e a Estética do risco, dou minha opinião sobre a reportagem e o suco verde (que na verdade, já falei dele aqui).

A reportagem da Veja foi muito bem colocada, ao meu ver, em alguns pontos. Frisou a alimentação como um estilo de vida e lembrando que a palavra dieta tem origem no termo diáita, que quer dizer 'modo de vida, e não um programa alimentar com objetivo exclusivo de perder peso'. Yes! É justamente isso!

Ainda falando de saúde, cita também a historiadora Louise Foxcroft do livro 'Calorias, e espartilhos, uma história de dieta nos últimos 2000 anos', que afirma que grande parte da indústria da dieta é fraudulenta - ohhhh, não diga!Aliás, vale a pena ler esse livro!

Mas o centro da reportagem é demonstrar que o suco verde pode ser uma bebida saudável - afinal, é feito de alimentos naturais, não industrializados, e faz combinações poderosas (ex: frutas e verduras ricas em vitamina C combinados com outras verduras que são fonte de Ferro) e uma variedade em vitaminas, fibras e minerais.

Mas ele não é milagroso! Tomar apenas o suco verde, não adianta. É necessária uma mudança geral, nos hábitos e no sedentarismo. Por ser rico em fibras e uma fonte de hidratação, o suco verde pode auxiliar o funcionamento intestinal, eliminando o que não é necessário com maior facilidade. Mas a garantia que ele vai 'desintoxicar' o corpo todo é pífia. 


A revista lembra que o emagrecimento ocorre quando aumentamos o nosso gasto de energia, e coloca os cálculos de metabolismo basal e gasto energético - o que ao meu ver, é um grande erro. Esses cálculos nem sempre são a melhor opção para verificarmos o metabolismo de um indivíduo, e devem ser usados por profissionais habilitados. Se você quiser fazer um cálculo por curiosidade, ok, mas que isso não tome o norte da sua alimentação. 

Um cálculo utilizado por um leigo pode levar a erros na alimentação. Nosso consumo não deve ser baseado somente em valores calóricos: a qualidade da alimentação também influencia no emagrecimento e na saúde; e os cálculos são fórmulas gerais, por isso devem ser conflitados com outros dados.

A Veja cita, ao final, que não há contra indicações para o suco verde, e recomenda que ele seja tomado 'fresco', para que não ocorra prejuízo de várias propriedades nutricionais. 

Alguns profissionais alertam para o 'perigo' da vitamina K (presente em alguns legumes e verduras) e o uso de anticoagulantes. Essa é uma idéia permanentemente difundida entre os profissionais da saúde, mas não é para criar pânico: hoje em sabemos que a quantidade de vitamina K suficiente para interferir na eficácia de um anticoagulante deve ser muito grande. Um suco verde diário pode não ser suficiente para atrapalhar o efeito do medicamento. O mesmo serve para quem leu que o suco verde está proibido para o hipotireoidismo: sem pânico! O importante é não se alimentar exclusivamente dos alimentos 'proibidos', e principalmente a longo prazo.  


A principal recomendação é que você converse com seu médico/nutricionista de confiança e varie ao máximo a alimentação! 

No mais, a Veja finaliza com duas páginas sobre as 'dietas' mágicas. E apesar de ser uma revista que já publicou reportagens tendenciosas, achei a publicação interessante, porque mostrou que o suco verde não é um remédio e nem um milagre. Se você gosta, excelente. Se não gosta, não se force a tomar, procure outras alternativas.

Fonte:http://www.naocontocalorias.com.br/2014/01/veja-o-suco-verde-faz-bem.html

Suco Verde Faz Bem

O suco verde é a nova sensação do momento, caiu tanto na boca do povo quanto no copo das famosas. A promessa de emagrecimento é de até 5 kgs por mês, caso você substitua uma das grandes refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar), mas devemos tomar cuidado com os exageros. É possível perder peso de forma gradual e segura com o suco verde, aliando a bebida à uma dieta equilibrada.
Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, o suco verde se tornou o queridinho de muitas famosas. Geralmente é composto por vegetais de folha verde escura (couve, espinafre, agrião, salsinha, hortelã), frutas, legumes e grãos. E por isso fornece de uma só vez muitos nutrientes importantes, como ferro, vitamina C, ácido fólico, magnésio, fibras, antioxidantes e outros.
4 ótimos motivos para você incluir o suco verde no seu cardápio:
- Emagrecer: Se aliado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, o suco verde será um excelente participante em garantir ótimos resultados com a balança, apenas tome cuidado nas substituições, refeições principais como café da manhã, almoço e jantar devem ser balanceadas, contendo alimentos de grupos variados.
- Limpar o organismo: Se você anda se alimentando muito mal, comendo de forma excessiva frituras, alimentos gordurosos, ricos em sódio, conservantes, gordura trans, mas quer começar a ter uma alimentação melhor, pode começar incluindo o suco verde no seu cardápio.
- Mais beleza: Devido a quantidade de nutrientes presentes, o suco verde faz muito bem para beleza, deixando unhas, cabelos e pele mais bonitos. E dá mais disposição também!
- Bom funcionamento do intestine: O consumo de verduras, legumes, grãos, ajudam no bom funcionamento do intestino, devido as fibras presentes.
Esclarecendo algumas dúvidas:
Quantas vezes por dia devo tomar o verde? 
É sugerido consumir 1 ou 2 porções ao dia, a qualquer hora, e o uso pode ser contínuo
Como devo consumi-los? 
Os verde pode ser preparado e consumido a qualquer hora do dia. São muito indicados no início da semana, após um final de semana agitado, em períodos de grande stress ou após festas e comemorações quando o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos são excessivos.
Além do suco verde, quais são as outras dicas para quem quer se sentir mais disposto e leve?
  » Hidrate-se: beba bastante água de boa procedência durante o dia. 
  » Prefira alimentos naturais, livres de corantes e conservantes químicos. 
  » Reduza o consumo de alimentos de origem animal.
  » Cuidado com o consumo excessivo de gorduras saturadas e trans.
  » Prefira alimentos cultivados sem agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos ou dê preferência aos produtos de época, que requerem menores quantidades de agrotóxicos. 
  » Faça uma higiene adequada nos alimentos antes de consumi-los
  » Evite o consumo abusivo de álcool.
Ficou com vontade de incluir o suco verde na sua alimentação? Veja algumas receitinhas:
Suco verde para acelerar o metabolismo:
Ingredientes
 2 xícaras (chá) de espinafre
 2 copos de pepinos cortados
 1 cabeça de aipo
 1 colher (chá) de gengibre
 1 porção de salsa
 2 maçãs cortadas
 1 copo de suco de limão
Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
Calorias: 25 kcal por copo.
Suco verde para desintoxicar o organismo:
O ideal é consumi-lo no período da manhã, pois dá energia e limpa o organismo.
Ingredientes
 2 fatias grossas de melancia
 1 maço pequeno de salsinha
 2 maçãs
 2 talos de salsão com as folhas
 3 talos de erva-doce (ou funcho)
 1 cenoura
 2 laranjas
 2 folhas de couve
 1 pepino inteiro
 1 pera
 1 punhado de brotos de alfafa
Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
Calorias: 60 kcal por copo.
Suco verde para melhorar o funcionamento do intestino:
Ingredientes
 2 folhas de couve lisa
 2 folhas de couve-de-bruxelas
 1 rama de couve-flor
 1 rama de brócolis
 4 cenouras
 1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas)
 1 copo de suco de laranja
Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
Calorias: 40 kcal por copo.






Suco verde desintoxicante é fonte de energia e pode livrar a pele de celulites



O suco verde diminui a retenção de líquidos, oferece energia e tem propriedades desintoxicantes. Aprenda a fazer a bebida que faz parte do cardápio de Márcio Garcia, Yasmin Brunet, Flávia Alessandra e Daniele Suzuki


O suco verde - que é feito de uma mistura de frutas e até verduras - promete matar a fome, fazer bem à saúde e desentoxicar o corpo. Tamanho “poder” conquistou Márcio GarciaYasmin BrunetFlávia Alessandra e Daniele Suzuki, que inseriram a bebida à dieta diária - cada uma aposta em uma variação da receita. “A mistura de ingredientes naturais tem como principal propriedade a desintoxicação, mas também aumenta a sensação de saciedade e equilibra o pH do corpo”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional.
Para fazer valer a característica desintoxicante, a bebida deve ter potencial de estimular o corpo, sobretudo o fígado, a eliminar as toxinas. Ingredientes de coloração esverdeada que encorpam a bebida, como couve, salsinha, espinafre, agrião, rúcula e repolho, são os principais responsáveis pelos múltiplos benefícios. E o suco verde ainda diminui a retenção de líquidos a partir da melhora da circulação sanguínea e linfática. Neste contexto, quem se beneficia é a pele, que fica livre das celulites, por exemplo.
O suco verde também é bem-vindo no cardápio de quem pratica atividade física e busca resultados estéticos. Uma dose da bebida é capaz de fornecer a energia e suprir as necessidades nutricionais de quem vai se exercitar, já que combina fontes de carboidrato e nutrientes antioxidantes. “As folhas verdes usadas no preparo possuem grande quantidade de clorofila, magnésio e cálcio. A concentração destas substâncias aumenta a disposição física”, exemplifica Patricia.
Para aumentar a ação do suco verde sobre o intestino, é possível adicionar ingredientes à receita. “É possível incrementar as versões originais adicionando fontes de fibras, como linhaça e chia”, sugere a nutricionista que está à frente da Clínica Patricia Davidson Haiat.
Anote a receita de duas variações da bebida, faça os sucos e desfrute dos benefícios!

Receita de Suco Verde 1

- 2 fatias de abacaxi (de em média 1 dedo de espessura)
- 1 folha de couve orgânica
- 1 punhado de hortelã
- 1 raspa fina de gengibre
- 100 ml de água de coco natural

Bata os ingredientes no liquidificador. Coe antes de beber se achar necessário.

Receita de Suco Verde 2
- 1 limão
- 2 maçãs
- 1/4 cenoura
- 1 punhado de espinafre
- 1 punhado de hortelã
- 100 ml de água de coco natural

Bata os ingredientes no liquidificador. Coe antes de beber se achar necessário.

Fonte:http://caras.uol.com.br/bem-estar/suco-verde-beneficios-bebida-desintoxicante-yasmin-brunet



Suco verde
Miranda Kerr, Jessica Biel e Megan Fox mantêm as curvas enxutas com a dieta do suco-verde
Fotos: Reprodução




A bola da vez na dieta das famosas é o suco-verde, ou smoothie verde brilhante, uma bebida criada pela nutricionista Kimberly Snyder, que promete eliminar toxinas e melhorar a aparência



Alessandra AmbrósioScarlett JohanssonDemi MooreDrew Barrymore e até Fergie já aderiram à dieta do suco-verde, também chamadado de smoothie verde brilhante. Essa dieta funciona como um tipo de detox e foi elaborada por Kimberly Snyder, uma nutricionista famosa entre as celebridades, autora do livro The Beauty Detox Solution (ainda sem tradução e venda no Brasil).

Mas a pergunta que não cala é sempre a mesma: o suco-verde ajuda a emagrecer? "O smoothie verde brilhante ajuda a emagrecer caso seja o substituto de uma refeição, como o café da manhã ou o jantar. Rico em fibras, o suco-verde aumenta a saciedade e consequentemente faz a pessoa comer menos. A boa quantidade de água hidrata o organismo e propicia uma boa circulação. Como é umsmoothie, o gelado contribui também para o aumento do gasto calórico, pois o metabolismo trabalha mais para manter a temperatura corporal", explica a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya (SP).

Os ingredientes do suco-verde também desintoxicam o organismo. "Quando desintoxicamos,eliminamos toxinas alimentares e metais pesados armazenados no organismo. Esses tóxicos se acumulam no tecido adiposo, ou seja, na gordura. Os alimentos contido no suco-verde têm o poder de acelerar o metabolismo, diminuir a inflamação e consequentemente, eliminar gordura", complementa Dani Campi, nutricionista da Clinica Masci (SP).

suco-verde é uma bebida feita à base de frutas e legumes, que em pouco tempo, diminui as olheiras e melhora a aparência da pele. Segundo Roseli, a dieta do suco-verde ainda possui outros benefícios. "Osuco-verde contém antioxidantes, como a vitamina C, E, flavonóides e carotenos. Eles ajudam na prevenção do câncer, melhoram a circulação, previnem inchaços das mãos e pernas e melhoram o funcionamento do intestino”, complementa a especialista.



Receita do suco verde


suco-verde tem cerca de 200 calorias por copo. Alface, aipo, maçã são alimentos com propriedades diuréticas, que diminuem a retenção de líquidos. O espinafre pode contribuir com um fração de ferro e cálcio, minerais importantes para a circulação sanguínea e ossos, respectivamente. As fruta conferem um sabor doce (o que dá mais prazer) e cítrico (refrescante).

Veja a receita de suco-verde:
Ingredientes:

Uma xícara e meia de água gelada
Uma cabeça de alface americana
Um punhado de espinafre
Uma pera
Uma maçã
Três caules de aipo
Meio ramo de coentro
Meio ramo de salsa
Uma banana
Suco de limão
Modo de preparo:

Acrescente a água no liquidificar e coloque os ingredientes aos poucos, sempre misturando-os. 
A salsa e o coentro devem ser os últimos a serem acrescentados. Ao final acrescente gelo a gosto.
Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-das-famosas/sucoverde-das-famosas-veja-a-receita/receita-do-suco-verde/2319/2

Alessandra Ambrósio com suco verde
Alessandra Ambrósio é uma das famosas que entrou na onda do suco-verde,
mesmo durante a gravidez
Fotos: Reprodução

Comentários