CONHEÇA OS EXERCÍCIOS QUE AJUDAM A PERDER GORDURA LOCALIZADA

Confira exercícios para diminuir a gordura da barriga - Foto: Getty Images

Conheça os exercícios que ajudam a perder a gordura localizada

Confira as melhores estratégias para reduzir e definir o culote, a barriga, a cintura, os braços, flancos, costas e parte interna das coxas

É difícil encontrar alguém que não se incomode com uma gordurinha extra presente em algum lugar do corpo. Ela pode estar na barriga, culote, parte interna das coxas, cintura, braços ou costas. A boa notícia é que essa gordura localizada pode sumir, ou ao menos diminuir, com a combinação de exercícios e dieta balanceada.

Para iniciantes os exercícios com características aeróbicas são importantes, pois vão agir usando predominantemente a gordura como fonte de energia, mas devemos frisar que a gordura sai do corpo como um todo e não apenas naquela região que está sendo exercitada. "Porém, o que as pessoas querem não é só a redução de gordura, mas também a definição muscular e isso ocorre quando há menos gorduras e mais músculos. Por isso, é importante fazer também um trabalho muscular dando ênfase na região que deseja ter mais resultados estéticos", conta o personal trainer Givanildo Matias, da rede Test Trainer.

Uma estratégia tem sido muito utilizada nas atividades físicas para se obter a desejada definição muscular. "A linha de raciocínio e a ciência sugerem os treinamentos intervalados de alta intensidade que podem ser apenas aeróbicos ou combinados com o trabalho de força/resistência muscular (musculação, treinamento funcional, pilates, etc). Algo como dois minutos correndo na esteira e dois andando para o trabalho aeróbico e se quiser pode ser inserido uma série com 2 ou 3 exercícios musculares a cada ciclo desse", orienta Matias. Essa estratégia trará mais adaptações positivas no corpo e de contrapartida ainda irá contribuir muito com a queima de gordura, pois esse formato gera um débito de oxigênio e faz que o corpo fique com o metabolismo mais acelerado durante alguns minutos ou horas depois para cobrir o prejuízo. Uma observação que não pode faltar é que o praticamente já precisa estar razoavelmente bem condicionado para iniciar esse tipo de trabalho.

Por isso, listamos os melhores exercícios que podem ser feitos nas regiões onde a gordura localizada mais incomoda. Lembrando que é interessante combiná-los com os aeróbicos já mencionados.


Barriga

O objetivo é fortalecer os músculos na região abdominal. Por isso, os exercícios abdominais são grandes aliados neste processo. É interessante exercitar todas as regiões do abdômen. "É preciso trabalhar o supra abdominal (parte superior), os oblíquos (lateral) e o infra abdominal (parte inferior)", conta o personal trainer Givanildo Matias, da rede Test Trainer. 

Além disso, não foque tanto nas repetições, vale mais fazer um abdominal com menos repetições e alguma carga do que diversas repetições sem peso. "Isto irá favorecer o ganho de massa muscular na região", explica o educador físico Gabriel Signorelli, instrutor da rede de academias Bodytech.

Os abdominais com bola podem permitir maior amplitude de movimento o que aumenta a intensidade. Para conseguir o fortalecimento da região a orientação é realizar os abdominais ao menos três vezes por semana.

Lutas ajudam a diminuir a gordura da cintura - Foto: Getty Images

Cintura

Para reduzir as gorduras na região, vale investir nas lutas como o boxe e o muay thai. "Como eles trabalham na movimentação do tronco ajudam na definição dessa região. Essas lutam também vão trabalhar os braços, área muito solicitada", conta Matias. Além disso, as lutas são ótimos exercícios aeróbicos o que irá ajudar na queima da gordura extra. A orientação é praticar essas lutas de duas a três vezes por semana.

Não gosta de lutas? Então, aposte nos abdominais oblíquos, os laterais, que irão contribuir para o ganho de massa muscular no local.
Agachamento ajuda a reduzir o culote - Foto: Getty Images

Culote

Para esta região vale investir no aparelho de musculação cadeira abdutora. Ele tem movimentos específicos para a musculatura dos glúteos e por isso irá ajudar na diminuição
do culote. Para realizar o exercício de abdução, posicione o aparelho na parte externa das pernas e gradue a carga de acordo com a sua força. Também vale realizar a abdução com caneleira. Este é o melhor exercício para o fortalecimento da região do culote.

O step também é interessante porque trabalha as musculaturas dos glúteos, posteriores da coxa e panturrilha. O agachamento também é uma boa alternativa, pois trabalha as partes internas e externas das coxas. A orientação é exercitar a região do culote de duas a três vezes por semana.
 
Confira exercícios para fortalecer a parte interna das coxas - Foto: Getty Images

Parte interna das coxas

Para exercitar a parte interna das coxas, invista na cadeira adutora, na qual os movimentos são feitos empurrando o aparelho contra a parte interna das pernas. A adutora feita no chão com caneleiras nas pernas também é uma alternativa. "Outras boas opções são agachamento e realizar o legpress com bola ou rolo entre os joelhos, mas pessoas que tem problema na patela devem evitar esta última opção", afirma Signorelli. A cadeira adutora é a melhor alternativa para trabalhar a parte interna das coxas. A orientação é exercitar a região entre duas e três vezes por semana.
Os exercícios de rosca ajudam a definir o tríceps  - Foto: Getty Images

Braços

Para definir o músculo tríceps do braço, aquele do tchauzinho, alguns exercícios podem ser grandes aliados. "O tríceps francês, o tríceps testa, o pulley, a rosca direta, a rosca concentrada e a rosca martelo são boas alternativas para fortalecer a região", afirma Matias.  As melhores alternativas são o pulley tríceps e os exercícios de rosca. A orientação é fazer essa atividade entre duas a três vezes por semana.

Esses exercícios não são os únicos para definir os braços. Confira aqui outras atividades que também ajudam a deixar

os braços mais bonitos.
O abdominal lateral ajuda a diminuir as gorduras nos flancos - Foto: Getty Images

Flancos

Para reduzir os flancos, aquela gordurinha extra localizada
um pouco acima dos quadris, é preciso focar no abdômen e
na parte exterior das coxas. "Por isso invista na abdominal oblíqua, a lateral, e também na cadeira abdutora", explica Matias. Não existe um exercício que foca completamente na região dos flancos. Por isso, é a combinação entre os dois exercícios, abdômen oblíqua e cadeira abdutora, que irá contribuir para a definição da área. A orientação é fazer essas atividades entre duas e três vezes na semana.  
O pulley frente ajuda a definir as costas - Foto: Getty Images

Costas

As gordurinhas nas costas te incomodam? A solução são atividades para estimular a musculatura dessa região. "Neste caso o pulley frente e a remada sentada ajudam no fortalecimento da região", conta Matias. Saiba como fazer o pulley frente, neste vídeo.  A remada sentada é a atividade mais eficaz, ambas as atividades trabalham as costas com um todo.
A orientação é fazer essas atividades duas vezes por semana. 

Fonte:http://minhavida.uol.com.br/fitness/galerias/17584-conheca-os-exercicios-que-ajudam-a-perder-a-gordura-localizada
 
Confira exercícios para diminuir a gordura da barriga - Foto: Getty Images

Comentários