DOCUMENTÁRIOS EM VÍDEO SOBRE ALZHEIMER

A Marriage to Remember (Foto: Reprodução GloboNews)

Filho faz documentário para que mãe com Alzheimer lembre a própria vida

Cineasta registrou a evolução da doença e o impacto na rotina da família.
Pamela White conta sua história para que ela mesma se lembre.


O Alzheimer é o tema de um emocionante documentário. A personagem central é a própria mãe do diretor. Banker White é o autor de “A Marriage to Remember”, “Um Casamento para Recordar”, em tradução livre.
Pamela White (Foto: Reprodução GloboNews)Pamela White (Foto: Reprodução GloboNews)
Pamela White foi atriz, modelo e assistente social. Ao lado do marido Ed But, criou três filhos, entre eles Banker. Pam tinha 61 anos quando recebeu o diagnóstico de estágio inicial de Mal de Alzheimer, que causa perda de memória e o declínio cognitivo.
A Marriage to Remember (Foto: Reprodução GloboNews)Pamela White (Foto: Reprodução GloboNews

Por causa da doença, Banker se mudou para Boston para ficar mais próximo dos pais. Em 2009, com a ajuda do filho, Pamela começou a reunir registros de momentos que acabaria esquecendo ao longo dos anos. Uma mulher ativa e com muitas recordações felizes, ela conta a própria vida para que ela mesma assista e se lembre.
"Eu vivo para a minha família e meus filhos. Uma pequena falha é que eu tenho Alzheimer", diz Pam no documentário.
O marido de Pam, que era um financista em Nova York, se aposentou para ficar ao lado da esposa. No documentário, Banker explora como a doença revelou a força do casamento de seus pais. “Esse processo tem sido ao mesmo tempo doloroso e bonito de assistir”, conta o filho.
"Sempre que estamos juntos eu conto para ela sobre a vida magnífica que tivemos juntos", revela Ed no documentário.
  •  
Pamela White (Foto: Reprodução GloboNews)Pamela White (Foto: Reprodução GloboNews)
Fatores que aumentam as chances de ter Alzheimer:
1º Doenças cardiovasculares;
2º Fumar;
3º Hipertensão;
4º Diabetes tipo II;
5º Obesidade;
6º Impacto traumático na cabeça
Fatores que reduzem o risco de desenvolver Alzheimer:
1º Educação;
2º Atividades de lazer;
3º Dieta do mar mediterrâneo;
4º Atividades físicas
Segundo a OMS, pessoas que têm um alto nível de educação têm menos riscos de desenvolver Alzheimer, porque os estudos exercitam o cérebro. Atividades de lazer e físicas também estimulam o cérebro e diminuem as chances de ter a doença. A dieta do mar mediterrâneo usa muito azeite de oliva, peixe e legumes. Como é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, pode ajudar a evitar a doença.
A estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que 35 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência e, na maioria dos casos, o declínio cognitivo é em decorrência do Alzheimer.
Fonte:http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/08/filho-faz-documentario-para-que-mae-com-alzheimer-lembre-propria-vida.html

Alzheimer é Tema de Documentários 




Histórias mostram desde a rotina de quem vive com a doença até os avanços científicos na prevenção, no tratamento e na erradicação do distúrbio



A HBO apresenta em 21 de setembro a série completa The Alzheimer’s project, composta por quatro documentários, com histórias que mostram desde a rotina de quem vive com a doença até os avanços científicos na prevenção, no tratamento e na erradicação do distúrbio. Nos Estados Unidos, a produção contou com a colaboração do National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento), instituição encarregada de garantir que o conteúdo estivesse de acordo com os resultados das pesquisas. A série tem como produtoras executivas Sheila Nevins e Maria Shriver, cujo pai recebeu o diagnóstico de Alzheimer em 2003.

O primeiro episódio The memory loss tapes (As fitas da memória perdida) revela a história de sete pessoas que vivem com a doença, cada uma em um estágio, e como lidam com suas limitações. O segundo, Grandpa, do you know who I am? (Vô, você sabe quem eu sou?), criado com base no livro What’s happening to grandpa?, de Maria Shriver, conta o cotidiano de nove crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, que convivem com avós que sofrem do transtorno. Na sequência, será apresentado Momentum in science (Avanços da ciência), dividido em duas partes, que mostra o trabalho de 25 cientistas e médicos que pesquisam as chances de melhorar a identificação e o diagnóstico do Alzheimer, diminuindo as possibilidades de o cérebro adoecer e a prevenção. Por fim,Caregivers (Profissionais da saúde) trata do trabalho dos cuidadores.

Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/alzheimer_e_tema_de_documentario.html


Comentários