OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Para quem, assim como eu, já é fã dos óleos essenciais, sabe que existem dois óleos que são os mais utilizados, os “óleos básicos” — absolutamente úteis e agradáveis. O primeiro é o óleo essencial de lavanda, e o outro é o de melaleuca, que apresento agora.
A melaleuca, também conhecida por árvore-do-chá, ou em inglês por tea tree, de fato oferece um dos óleos essenciais mais versáteis e conhecidos. A substância apresenta inúmeros benefícios e, ma indústria cosmética, é utilizado em cremes, produtos para tratamento de acne, shampoos para prevenção de caspa e seborréia, além de desodorantes, já que seu aroma é forte e refrescante.

Propriedades do Óleo Essencial de Melaleuca

Antibiótico, antiviral, balsâmico, bactericida, cicatrizante, revigorante, expectorante, fungicida, inseticida, estimulante e sudorífero. E o cheirinho é delicioso!
Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)
Devido a essas propriedades de apoio ao sistema imunológico, a melaleuca é conhecida por ajudar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outros. Também ajuda no compate de vários tipos de vírus, tais como varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. O óleo de melaleuca costuma ser combinado com o de lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

Em que situações o óleo essencial de melaleuca pode ser usado?

Problemas respiratórios: resfriados, gripes, infecções de garganta, dos brônquios, sinusite, dor de ouvido, asma, bronquite, catarro, tosse, tuberculose.
Cuidados íntimos: candidíase, herpes (labialis, genitalis e zoster), infecções vaginais, urinárias, leucorréia. Por suas propriedades fungicidas, ajuda a tratar inflamações vaginais causadas por fungos, além de ser útil no tratamento de infecções genitais em geral. Também é um anti-séptico do aparelho urinário, que alivia problemas como a cistite.
Tratamentos bucais: gengiva inflamada, úlceras bucais, aftas, dor de dente.
Tratamentos de pele: psoríase, abscessos, acnes, pele inflamada, erupções cutâneas, pé-de-atleta, vesículas, bolhas, queimaduras, esfolados, frieiras, calos, furúnculos, pele oleosa, manchas, verrugas, feridas infeccionadas, urticária, cortes, machucados. Alivia os pruridos anais e genitais e pode ser usado no combate a coceiras em geral, da catapora e erupções causadas por picadas de insetos.
Tratamentos de cabelos: seborréia, caspa, alem de dar brilho para cabelos secos e danificados.
Fortalecimento do sistema imunológico em geral: Uma massagem com o óleo de melaleuca antes de uma cirurgia ajudará a fortalecer o organismo. A planta também é eficaz na redução de choques pós-operatórios. Suas excelentes propriedades antivirais e germicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrentes de viroses. Também age como revigorante nos períodos de convalescência.
Inflamações e infecções: Ajuda a amenizar a otite, uma infecção no ouvido médio, normalmente associada a problemas nas amígdalas. Também pode atenuar inflamações nos intestinos, como a enterite, e ajuda a expelir parasitas intestinais.
Além disso, acredita-se que proporcione proteção contra o efeito da terapia de raios X no tratamento do câncer de mama. Parece reduzir as marcas de cicatriz quando aplicado antes do tratamento, pois sua película protetora forma uma espécie de barreira contra a profunda penetração desses raios.
Fatores emocionais: estados obsessivos, depressão,  medo, ansiedade, preocupação excessiva, sensação de vazio, cansaço e fadiga crônica, acalma choques, indecisão, apatia, timidez, tristeza.
Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Uso e Precauções

Os óleos essenciais são muito versáteis, e o de melaleuca não é diferente. No caso do óleo de melaleuca, pode-se usar o óleo puro na pele, mas deve-se observar pois pode causar irritação em algumas áreas mais sensíveis.

Receitas de Uso do Óleo Essencial de Melaleuca

  1. Para acne: Com um cotonete, passe o óleo diretamente sobre as espinhas. Pode ser usado também com óleo vegetal: a cada 3 gotas de óleo vegetal coloque uma gota de OE melaleuca. Pode também usar algumas gotas em base gel neutra.
  2. Gargarejo: Você pode optar por fazer um gargarejo para cuidar de uma dor de garganta ou de dente. Mas tome cuidado para não ingerir o líquido. Prepare em uma garrafa de 500 ml com uma colher de mel uma ou no máximo duas gotas de óleos essenciais. Use os de melaleuca e eucalipto: ambos são imuno-estimulantes e bactericidas. Irá aliviar e colaborar com seu tratamento.
  3. Máscara facial para controlar a oleosidade: As máscaras com óleos essenciais podem ser feitas com argila (branca ou verde). Para a máscara use de 3 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca.
  4. Caspa: pingar uma gota de melaleuca no shampoo de uso diário. Ou misturar 4 gotas em 200 ml de shampoo base neutra, preferencialmente.
  5. Imunidade baixa: usar uma gota de óleo de melaleuca duas vezes ao dia no aromatizador pessoal.
  6. Micose: dilua 5 gotas de melaleuca em 5 ml de óleo vegetal de copaíba e aplique na forma de curativo sobre a micose.
  7. Pele: Adicione o óleo ao seu limpador ou hidratante. Algumas gotas de óleo de melaleuca podem ser adicionadas ao seu hidratante e limpador diário para ajudar a combater espinhas mais difíceis. Aplique de 2 a 6 gotas, dependendo de quão forte você quer. Apenas tome cuidado para não deixar o produto cair nos olhos!
  8. Loção de limpeza para pele: Use uma colher de sopa de mel de abelhas e 4 gotas do óleo essencial. Misture tudo e aplique uma camada fina na pele (evitando a área dos olhos). Faça uma massagem leve, deixe agir na pele por alguns minutos e depois enxágue. É uma excelente loção de limpeza para pele oleosa ou com acne. 
  9. Artrite: Para ajudar a reduzir a dor associada com o inchaço da artrite, adicione 20 gotas de óleo essencial orgânico de melaleuca para 60 ml de semente de uva ou outro óleo. Massageie a área afetada 2-3 vezes ao dia.
  10. Tosse: Use como indicado para infecções nos brônquios. Em um vaporizador, adicione 10 gotas do óleo e aspire por 5–10 minutos.
  11. Unha com fungos: Adicionar 1-2 gotas do óleo diretamente para unha e no tecido ao redor. Deixar secar completamente antes de tocar qualquer coisa. Repita de manhã e de noite por uma semana.
Fonte:http://belezaesaude.com/

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Comentários