MAHAMUDRA,O TREINO-HIT PODEROSO QUE GANHOU SÃO PAULO

Mahamudra (Foto: BaDura Jorg/Trunk Archive e Reprodução Instagram @MahamudraBrasil)

Resista se puder: Mahamudra, o treino-hit poderoso que ganhou São Paulo

Prática que promete definir o corpo levando os alunos à exaustão, a Mahamudra tem uma lista de espera com mais de 400 interessados


19/05/2014 

Três vezes por semana, grupos de 20 e poucas pessoas – a maioria com o corpo atlético e em pleno juízo da razão – vão ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, fazer um dos treinamentos físicos mais penosos de que se tem notícia. A Mahamudra combina lutas marciais, esportes aeróbicos, crossfit e exercícios de ioga e de calistenia (abdominais, flexões de braço, barras), realizados sempre ao ar livre, em aulas de curta duração e muita intensidade.

Criada no ano passado pelo atleta paulista Cesar Curti, a modalidade já reúne 250 adeptos – e tem outros 400 interessados em lista de espera. “Treinamos até 25 alunos por vez, limite de praticantes a quem os coaches conseguem dar atenção”, explica Cesar. Ex-modelo, o professor passou oito anos viajando pela Ásia, onde aprendeu a unir corpo e mente na busca da saúde e boa forma. De volta a São Paulo, criou o novo treino, batizado com uma palavra oriental cujo significado se aproxima de “hiperconsciência”. “Amo esporte. Fiz vôlei, MMA, atletismo e kung fu e sei que nenhum deles pode trabalhar o corpo todo de uma vez. Daí juntar várias modalidades, inclusive meditação e técnicas respiratórias, para obter um resultado mais completo.”

Cenas da Mahamudra, que une exercícios intensos a práticas de meditação e promete condicionar também mente e espírito (Foto:  )
Confiante no meu preparo físico (pratico diariamente ashtanga, linha de ioga que exige bastante condicionamento, força e flexibilidade), quis experimentar a Mahamudra quando vi no Instagram os corpos secos e sarados de alguns adeptos. Depois de alongar e correr 1,5 km – o que faria mais uma vez, no final da aula–, repeti 25 vezes o burpee (mix de agachamento, flexão e salto vertical), além de atravessar várias vezes uma quadra com movimentos exaustivos que imitam crocodilos e minhocas. Não tinha forças para falar, mas podia ver Rita, de 48 anos, completar os exercícios feliz da vida, e ouvir Júlia, a coach ruiva, magra e definida – uma entre os oito do time de Cesar–, incentivando a turma aos berros. (LUÍZA KARAM)www.mahamudrabrasil.com.br

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2014/05/resista-se-puder-mahamudra-o-treino-hit-poderoso-que-ganhou-sp.html


O QUE É

MAHAMUDRA BRASIL

Mahamudra Brasil é uma Filosofia de Vida.
É um método de Desenvolvimento Humano focado na constante evolução do ser.
O objetivo é extrair o melhor de cada pessoa independentemente de quem ela seja. 
Para isso, buscamos nivelar e evoluir a saúde dos 3 pilares: CORPO, MENTE e ESPÍRITO.
Sempre de forma proporcional e integrada. Lembrando que nenhum deles é mais importante que o outro.


Com vivência de anos por diversos países ao redor do Mundo, absorvendo um pouco de cada cultura, cada esporte, cada crença e estilo de vida, um grupo de amigos, praticantes de esportes há anos e atletas profissionais, visualizaram que suas habilidades eram oriundas de um leque de modalidades praticadas ao decorrer de suas vidas. Modalidades estas que não habitavam somente o âmbito esportivo, como também suas faculdades mentais e espirituais.


O que é o Mahamudra?
Mahamudra Brasil é uma Filosofia de Vida.
É um método de Desenvolvimento Humano focado na constante evolução do ser.
O objetivo é extrair o melhor de cada pessoa independentemente de quem ela seja. Para isso, buscamos nivelar e evoluir a saúde dos 3 pilares: CORPO, MENTE e ESPÍRITO.
Sempre de forma proporcional e integrada. Lembrando que nenhum deles é mais importante que o outro.
Corpo
A saúde corporal começa pela respiração; partimos do princípio de que a vida começa na primeira inspiração e se encerra na última expiração. No treinamento de técnicas respiratórias, o praticante se beneficia da consciência corporal, mais energia, vitalidade e concentração.
No segundo momento, começamos as práticas físicas. Sempre procuramos tirar o praticante de sua zona de conforto, guiando-o a realizar o que, até então, ele considerava impossível por suas limitações mentais pré-estipuladas. As técnicas utilizadas são uma mistura de diversas modalidades físicas como por exemplo: yoga, treinamento funcional, artes marciais, ginástica artística, exercícios aeróbios e circuitos militares para, assim, tornar o praticante um ser humano cada vez mais completo.
Trabalhamos com 3 níveis de exercícios: Iniciante, Intermediário, Avançado. Neles, diferenciamos os movimentos, tempo, carga e número de repetições. Sendo assim, existe um processo onde o aluno respeitará o seu corpo e suas limitações físicas, porém sempre buscando o progresso e a evolução.
Mente
Trabalhar a saúde mental consiste em retomar o domínio do consciente e subconsciente através de práticas de Yôga, exercícios de mentalização e desafios físicos, entre outras técnicas, para expandir o poder mental do praticante conduzindo-o a experiências positivas, desintoxicando-o de informações desnecessárias e reprogramando sua mente para focar em suas metas.
Espírito
A saúde espiritual busca evoluir o praticante em sua essência, que muitas vezes é algo invisível e desconhecido para o próprio praticante. Para isso, ensinamos sobre as leis universais, como a gratidão, a lei da atração e o karma, que juntas, proporcionam uma proximidade maior com a beleza que é a simplicidade.
Resumindo: com a evolução dos três pilares, buscamos trazer a auto-suficiência, a qualidade de vida e a paz de espírito, além, é claro, da alta performance corporal e do desenvolvimento muscular dos praticantes. Fazemos com que mentes, corpos e espíritos sejam a diferença no meio da multidão e que eles aprendam a personificar a mudança ao invés de simplesmente esperar por ela.

Como surgiu a Mahamudra Brasil?
Após conhecer diferentes culturas, tribos, esportes e padrões de vida, viajando pelo mundo como modelo internacional. Cesar Curti voltou ao Brasil do continente Asiático com uma percepção e objetivos de vida completamente renovados.
E foi buscando uma constante evolução em todos os aspectos de sua vida, do físico ao mental, que ele junto com um grupo de amigos fundou a Mahamudra Brasil.
Nesse grupo de amigos, uns praticavam artes marciais, outros yôga, alguns cross fit e no meio desse mix de atividades a evolução como ser humano começava a se destacar.
Com o tempo, quem praticava boxe acabou percebendo uma evolução técnica e física em sua arte marcial devido à prática de atividades completamente diferentes, como a ginástica natural. Notaram então que diferentes atividades se complementam por abordarem diferentes pontos de vista, diferentes focos de atuação e por desafiarem o praticante em diferentes habilidades.
Sendo assim, integraram diversas modalidades, nas quais o aluno se dedica a atividades que jamais pensou em fazer, o que deixa a prática desafiadora, porém divertida, tornando o praticante cada vez mais completo para todo e qualquer desafio que a vida lhe apresente, seja físico ou não.
Aliado aos estímulos físicos, a Mahamudra Brasil passou também a realizar Coaching Mental, que impulsiona os praticantes a saírem de suas temidas zonas de conforto, sempre trabalhando os pontos fortes e fracos de cada indivíduo.
Hoje, o propósito do grupo é trabalhar a conscientização de toda uma população, através de uma evolução corporal, mental e espiritual. Buscando estimular os seres humanos serem cada vez mais satisfeitos, motivados e completos.

 Como funcionam as práticas?
Em São Paulo, que foi onde tudo começou, as práticas acontecem em diversos pontos no Parque do Ibirapuera (quadras, rampas da bienal, pista de cooper, praça dos porquinhos).
Em São Bernardo do Campo, temos grupos no parque Raphael Lazuri. Temos também equipes em Salvador, onde as turmas têm aulas na Lagoa dos Patos, e em diversos locais de Los Angeles, na Califórina (US).
As turmas são de aproximadamente 25 pessoas. Temos atualmente 700 alunos divididos em várias turmas nos três períodos do dia.
As aulas duram aproximadamente 70 minutos.
As práticas possuem algumas etapas como: Aquietamento, soltura articular, aquecimento, treinamento de técnicas específicas, workout, relaxamento e finalização.

 Como são as práticas físicas e técnicas da Mahamudra Brasil?
Trabalhamos com uma variada gama de exercícios. Além da prática de exercícios funcionais, artes-marciais, ginástica artística, esportes aeróbios, entre outras modalidades, praticamos também exercícios que simulam os movimentos de animais como o alligator, minhoca, urso e caranguejo.
A Mahamudra Brasil Também criou novos movimentos, como o Burpees Kamikaze, Barra Viking, Flexão Peruci, entre outros.

Quantas calorias são gastas em uma aula de Mahamudra?
De 700 a 2000 calorias. Tudo depende da intensidade aplicada pelo aluno durante a prática e depende também do metabolismo de cada pessoa.

Quanto tempo posso perceber resultados no meu corpo e na minha vida?
Em 1 semana de prática já tivemos alguns alunos que deram feedbacks positivos sobre qualidade de vida e evolução no desempenho em suas práticas esportivas.
Na questão estética temos o desafio dos 3 meses. Em que o aluno compara suas fotos de antes e depois dos 3 meses das nossas práticas.
Fonte:http://www.mahamudrabrasil.com.br/

Mahamudra (Foto: BaDura Jorg/Trunk Archive e Reprodução Instagram @MahamudraBrasil)

Comentários