NOVAS TÉCNICAS A LASER AUMENTAM OPÇÕES PARA REJUVENESCIMENTO DA PELE

Novas técnicas a laser aumentam opções para rejuvenescimento da pele

Tratamentos recentes são mais democráticos, no entanto, a escolha da técnica ainda depende do tipo de pele e do problema


Dra. Bhertha Tamura Dermatologista - CRM 67946/SP


 Somos bombardeados diariamente com informações sobre o combate ao envelhecimento com aparelhos de laser que dizem trazer resultados incríveis. Isso inclui o tratamento de rugasmanchas na pele, vasos, estimulação do colágeno, etc. 
É importante esclarecermos que se generaliza o tratamento chamado de a "laser" os que utilizam aparelhos de laser propriamente dito e os de ultrassom estéticoluz intensa pulsada, infravermelho, radiofrequênciamicrocorrente, etc. Vamos nos atualizar sobre os tratamentos a laser propriamente ditos. Eles são aparelhos que utilizam a ação da luz baseados num princípio chamado fototermólise seletiva, em que o feixe luminoso atinge um alvo específico como, por exemplo, a melanina (mancha, pelo), a hemoglobina (vasos), a água (pele), a gordura, etc. Esses feixes de luz aquecem ou destroem esses alvos conforme o objetivo do tratamento. 
O rejuvenescimento a laser (seja do rosto decote, pescoço, dorso das mãos e antebraços) tem como objetivo o tratamento, bem como a prevenção, das lesões causadas pelo envelhecimento cronológico e extrínseco da pele. Os raios, dependendo da tecnologia e comprimento de onda, podem atingir a parte mais superficial ou mais profunda da pele conforme a necessidade, de forma ablativa (queimando/destruindo) ou não (estimulando a formação do colágeno), provocando a eliminação das manchas e vasos que ali se encontram ou mais profundamente estimulando colágeno, prevenindo e tratando rugas e sulcos. 
A forma "ablativa" pode ser realizada por toda a extensão da pele em profundidades diferentes, provocando um rejuvenescimento mais intenso, porém, com maiores efeitos colaterais, desconforto e tempo de recuperação. Por isso necessita de uma série de cuidados intensivos do médico e da equipe que assiste o paciente, já que pode haver maior incidência de complicações. Para diminuir todos esses "contras", criou-se mais recentemente a forma de laser fracionado, em que a ablação é realizada com disparos de laser em micropontos sobre a pele. Então haverá micropontos destruídos em pele sã. Esta pele sã vai regenerar com rapidez evitando todas as complicações inerentes à destruição de toda a extensão da pele. 
Há outros aparelhos de laser com diferentes comprimentos de onda (10660nm, 1340nm, 1540nm, 1440nm, 1064nm, 810nm, etc) estes comprimentos de onda vão ser emitidos conforme o "filtro" do aparelho que pode ser de laser CO2, laser erbium, laser de diodo, laser Nd-Yag, laser Nd-Yap e daí surgem os diferentes nomes e especificações dos mesmo que às vezes podem nos confundir. 
Importante dizer que os resultados vão sempre depender do aparelho escolhido, da seleção correta do tipo de tratamento e resultado que se deseja obter. Ele é totalmente técnico dependente, isso quer dizer que a experiência do médico é fundamental e as complicações também das qualificações do médico. Reforçando: todo paciente deve ser individualizado pelo especialista no objetivo de escolher o equipamento e tratamento mais indicado no seu caso. 
Dentre os mais recentes aparelhos, o Nd-Yap parece ser mais um dos aparelhos que prometem oferecer rejuvenescimento também para as peles morenas, mas como citamos anteriormente, os resultados, as complicações e as indicações dependem da qualificação médica. 
Precisamos entender que o rejuvenescimento da pele exige diferentes abordagens e os aparelhos de laser são apenas mais um instrumento moderno nesse processo de tratamento da pele. Um dermatologista ou cirurgião plástico com profundo conhecimento e experiência deverá realizar uma avaliação ampla, completa e planejar cronologicamente o tratamento, bem como escolher as melhores opções para cada caso, assim como, as alternativas para todos os passos na tentativa de oferecer melhores resultados com menos riscos de complicações. Todo programa exigirá cuidados próprios das técnicas no pré-procedimento, durante e após. A medicina brasileira está bem atualizada e tem andado junto com os lançamentos e os diversos aparelhos já são utilizados e na maioria das vezes não há dificuldades para encontrarmos as opções de ponta para o tratamento com aparelhos de laser.  

Fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/beleza/materias/18563-novas-tecnicas-a-laser-aumentam-opcoes-para-rejuvenescimento-da-pele

Comentários