HÁBITOS DIÁRIOS PARA EVITAR A CIRURGIA DE VARIZES

Quer evitar a cirurgia de varizes? Veja os hábitos do dia a dia que podem minimizar o problema

Manter uma dieta saudável e se exercitar são algumas das recomendações dos especialistas

Um dos incômodos mais comuns entre as mulheres são os microvasos e as varizes. Enquanto os vasinhos ou telangiectasias se encontram na superfície da pele e se caracterizam pela espessura de um fio de cabelo e pela coloração arroxeada ou avermelhada, as varizes são veias mais dilatadas e, quando não tratadas, podem provocar dor e desencadear problemas circulatórios. “Assim como os vasinhos, as varizes são hereditárias, mas a falta de algumas substâncias como o colágeno e a elastina faz a parede do vaso ficar mais frágil e provoca o seu alargamento. Outros fatores como alterações hormonais, uso de pílula anticoncepcional, sedentarismo e obesidade podem contribuir para o surgimento de ambos”, esclarece o angiologista Ary Elwing.


O tratamento desse problema pode incluir desde a cauterização com o auxílio de cateter por radiofrequência, laser e aplicações, até a cirurgia. Por isso, é fundamental consultar um angiologista capacitado para identificar os sinais e tratá-los da melhor maneira possível. "O ideal é que a primeira consulta seja feita entre os 40 e 50 anos, no máximo. Além do check-up, é imprescindível que a pessoa mantenha uma vida saudável, evite o sedentarismo e não abuse de bebidas alcoólicas", recomenda o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero., ressaltando que a frequência deve ser maior no caso de gestantes e pessoas com histórico familiar.
Quer evitar a cirurgia de varizes? Confira tratamentos e hbitos para minimizar o problema (Foto: Reproduo / Getty Images)Quer evitar a cirurgia de varizes? Confira tratamentos e hábitos para minimizar o problema (Foto: Reprodução / Getty Images)


Veja que hábitos adotar para prevenir e minimizar o problema

Movimente-se!

Procure caminhar, subir escadas, andar pelo escritório e em casa ao longo do dia. O importante para evitar a dor e o inchaço é não ficar muito tempo sentado ou em pé, pois isso pode congestionar a circulação venosa das pernas e exigir que as veias trabalhem duro para levar o sangue bombeado de volta para o coração. Ao contrair os músculos das pernas, principalmente, a panturrilha, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando assim a circulação. Elevar as pernas sobre o sofá ou na cama ao final do dia também contribui para o retorno do sangue venoso.

Se for realizar viagens mais longas seja de ônibus ou de avião, procure esticar as pernas, movimentar a ponta do pé, estender a panturrilha e fazer movimentos circulares ao redor do tornozelo. "Após permanecermos sentados por muito tempo, a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração diminui, tornando o sangue mais viscoso e passível de coagulação", afirma Ary Elwing. Para as grávidas, o ginecologista obstetra Antonio Paulo Stockler recomenda levantar a cada duas ou três horas. “A grávida tem produção aumentada de fatores de coagulação. Ficar submetida ao aumento da pressão dentro da aeronave e sentada por muito tempo pode favorecer o risco de trombose e inchaço”, alerta.
Alimente-se bem e mantenha o peso ideal

Adotar uma dieta saudável e combater o ganho de peso também pode minimizar o aparecimento das odiadas varizes. De acordo com Eduardo Fávero, uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura visceral, o que exerce um aumento da pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea. Além disso, é recomendável optar por uma alimentação abundante em fibras e líquidos, pois isso evita a constipação intestinal. "Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas", acrescenta o cirurgião. Já o ginecologista aponta a importância de fazer refeições a cada três horas, evitando alimentos ricos em sódio, como enlatados, salgadinhos e embutidos.
Pratique exercício físico

O sedentarismo não só não contribui em nada para a perda de peso como também influencia a circulação sanguínea. De acordo com Eduardo Fávero, os exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares mais eficientes, enquanto os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das mesmas. Mas Antonio Paulo Stockler faz um alerta: “Durante o dia, deve-se tomar cuidado com o sol, que provoca vasodilatação e faz com que as pernas fiquem mais inchadas, o que pode favorecer o aparecimento das varizes e dores”.
Vai iniciar uma atividade fsica? Saiba que exames mdicos prvios so recomendados em cada idade (Foto: Reproduo / Getty Images)Praticar atividade física ajuda a prevenir as varizes (Foto: Reprodução / Getty Images)

Não exagere no salto alto

Sapatos com saltos muito altos, quando utilizados com frequência, podem contribuir para o aparecimento de varizes. Isso porque, como explica Eduardo Fávero, o bombeamento de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular - durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, na contração, esse sangue é bombeado - e, em função do salto alto, os músculos das panturrilhas permanecem em constante contração. Para suavizar os efeitos de um dia cansativo sobre o salto, vale relaxar as pernas com um banho frio.

Evite fumar

O cigarro é responsável por danos à parede dos vasos sanguíneos, além de aumentar a predisposição à formação de trombos, ou seja, os coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda. Além disso, evite combinar a pílula anticoncepcional com o hábito de fumar, já que essa associação aumenta ainda mais o risco de formação de coágulos.

Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/quer-evitar-cirurgia-de-varizes-veja-os-habitos-do-dia-dia-que-podem-minimizar-o-problema.htm

Comentários