A PARTIR DOS 25 ANOS : SAIBA COMO CUIDAR DA PELE EM TODAS AS IDADES

A partir dos 25: saiba como cuidar da pele em todas as idades

Cuidados básicos podem diminuir a necessidade de procedimentos estéticos invasivos no futuro

Por Isabela Dias

Como consequência da evolução nos procedimentos estéticos minimamente invasivos, o número de pessoas que se submetem a aplicações de substâncias e liftings vem crescendo. E elas são cada vez mais jovens. De acordo com a dermatologista Christiane Gonzaga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro, a faixa dos 20 anos tem marcado o início do esforço pela prevenção dos efeitos do tempo. “A aplicação da toxina botulínica, principalmente nessa idade tão jovem, deve ser feita apenas mediante o diagnóstico dermatológico. A diferença é que, nessa idade, serão prescritas doses menores e com intervalos de tempo maiores, como a cada 8 ou 9 meses ao invés de a cada 6 meses”, explica.


A opção pelo chamado botox preventivo - procedimento realizado em pessoas com a pele ainda intacta, ou seja, sem rugas “definitivas” e lesões significativas na derme - é, normalmente, direcionada para pacientes que apresentam uma predisposição genética e precoce a apresentar linhas de expressão mais marcadas como a de seus pais, e tem como objetivo evitar que, no futuro, se formem vincos mais profundos. "O foco não é aquela pessoa que não tem nada, história nenhuma, mas alguns pacientes com a pele muito clara e cuja mãe também é paciente, tem muitas linhas de expressão e não tratou no tempo certo", afirma.

Saiba os cuidados que voc deve ter com a pele antes, durante e depois da atividade fsica (Foto: Reproduo / Getty Images)
Dos 25 em diante: saiba como cuidar da pele em todas as idades (Foto: Reprodução / Getty Images)


Para quem não tem a indicação do botox preventivo, adotar hábitos simples pode ser o suficiente para prolongar a saúde e a aparência jovem da pele. Seguir uma cronologia de cuidados de acordo com as necessidades de cada idade, por exemplo, é um dos conselhos da dermatologista. E os 25 é a melhor idade para começar. "Os 25 anos devem ser um marco para o início do uso de substâncias que ajudem a melhorar a saúde da cútis e retardar o aparecimento de rugas e marcas de expressão", garante.

Já o Amilton Macedo, médico dermatologista com prática em oxidologia, chama atenção para os diversos fatores que podem promover a degradação de colágeno e a desidratação da pele. “Tudo vai depender dos hábitos da paciente. Não aplicar protetor solar, fumar, beber pouca água, seguir uma alimentação baseada em fast food e dormir pouco podem, sim, acelerar o envelhecimento da pele”, afirma. Antes de recorrer aos tratamentos estéticos, ele recomenda que o paciente faça um mapeamento minucioso do rosto para identificar  as rugas, manchas e outros probleminhas estéticos e adote uma rotina de beleza, que inclua uma alimentação balanceada, boas noites de sono e hidratação.

Tratamentos faciais minimamente invasivos ganham cada vez mais adeptos: conhea as opes (Foto: Reproduo / Getty Images)
Dos 25 em diante: saiba como cuidar da pele em todas as idades (Foto: Reprodução / Getty Images)

Antes dos 25 anos

Segundo os especialistas, quem deseja amenizar os efeitos do tempo deve começar a cuidar da pele o mais cedo possível. “O ideal é iniciar os cuidados ainda na adolescência, com o uso diário do protetor solar e higienização diária levando em consideração o tipo de pele de cada um. A partir dos 20 anos é possível acrescentar alguns ativos e tratamentos estéticos que devem mudar em cada fase da vida”, aponta Bruna Caetano, esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética.

A radiação ultravioleta é o principal fator externo que contribui para o envelhecimento da pele, por isso, é importante prevenir a sua ação desde a infância através do uso diário do filtro solar. "A idade em que a gente toma mais sol é na infância, na adolescência, pois está mais exposto a atividades ao ar livre. Essa primeira década de vida vai refletir a década seguinte, quando vão aparecer os sinais de envelhecimento, e os primeiros são as sardinhas", explica Christiane Gonzaga.

Aos 25 anos

De acordo com a dermatologista, a chegada dos 25 anos deve trazer consigo o uso de cremes à base de vitamina C, que não contêm uma formulação muito agressiva e possuem ação antioxidante, ajudando as células a se manterem saudáveis. Nesta idade, a pele ainda sofre pouco com os sinais do tempo, se mantendo firme e viçosa, mas é preciso manter cuidados diários para que ela não comece a registrar já as marcas de expressão.

“É importante manter um ritual de limpeza, lavar o rosto pela manhã para remover a oleosidade natural da pele, retirar os resíduos acumulados ao longo do dia e aplicar o protetor solar”, recomenda Bruna Caetano. No caso de pessoas que apresentam um pouco mais de manchas ou cicatrizes de acne, tratamentos como peeling de diamante, limpeza de pele e máscaras hidratantes podem ser boas opções.

Aos 35 anos

É nessa fase que a pele começa a perder elasticidade, colágeno e hidratação natural, mas tudo isso ainda pode ser evitado com alguns rituais simples de beleza. “A mulher precisa investir em procedimentos que estimulem mais colágeno para garantir o rejuvenescimento facial”, afirma Bruna. A partir dessa idade, podem ser inseridos na rotina de cuidados com a pele os hidratantes com ácido hialurônico e cremes rejuvenescedores com retinol. Como a maior preocupação fica por conta das manchinhas, Christiane Gonzaga recomenda a associação entre filtro solar, antioxidante e creme clareador.

De 45 anos em diante

A partir dos 40 anos, diversos problemas cutâneos começam a surgir, como a flacidez, a perda de volume e as linhas de expressão que ganham mais espaço no rosto. A boa notícia é que não faltam tratamentos estéticos para combater as rugas existentes, prevenir o surgimento de outras e dar mais firmeza e hidratação à pele do rosto.

Dos 45 anos em diante pode-se dar início ao uso de tratamentos mais fortes com ácidos específicos para o combate a rugas e marcas de expressão. Cremes rejuvenescedores que estimulem a renovação celular também são aliados no combate às olheiras profundas, rugas e "bigode chinês". Para o tratamento da flacidez, algumas pessoas já começam a recorrer a procedimentos como preenchimento com ácido hialurônico, botox e laser.


Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/partir-dos-25-saiba-como-cuidar-da-pele-em-todas-idades.htm



Comentários