DRENAGEM LINFÁTICA X MASSAGEM MODELADORA : DIFERENÇAS E INDICAÇÕES

A drenagem linfática tem o objetivo de eliminar o líquido que está em excesso no corpo (Foto: Thinkstock)

Drenagem linfática X massagem modeladora: experts explicam as diferenças e para quem são indicadas

Conversamos com os especialistas Flávia Medeiros, criadora do Magic Touch Detox, e Daniel Zuchi, para descobrir as diferenças entre massagem modeladora e drenagem linfática

As massagens são ótimas para potencializar o combo dieta e exercícios físicos. Elas podem reduzir o inchaço, medidas, gordura e até mesmo tornar o corpo mais modelado. As mais comuns são a drenagem linfática e a massagem modeladora. Para você saber a diferença entre elas e qual é a mais indicada pra você, consultamos Flávia Medeiros, criadora do Magic Touch Detox - tratamento queridinho das famosas -, e o fisioterapeuta Daniel Zuchi.

DRENAGEM LINFÁTICA

"A drenagem linfática trabalha totalmente o sistema linfático. É uma massagem que tem o objetivo de eliminar o líquido que está em excesso no corpo", explica Daniel, especialista no método na clínica de Flávia. São feitos movimentos leves, contínuos e unidirecionais com as mãos pelo corpo todo numa sessão de 1h a 1h30. Não é obrigatório usar creme, mas é comum usar um neutro para ajudar as mãos deslizarem no corpo.


Mais um benefício da drenagem é a redução de celulite que, segundo o expert, é causada por uma falha no sistema linfático e não tem ligação direta com gordura. "A partir do momento que consigo melhorar essa falha com a drenagem, também é possível reduzir celulite", afirma. Se o seu principal objetivo com a drenagem é amenizar celulite, a massagem pode ser concentrada em uma área do corpo. "Quando vou trabalhar com celulite, faço só no membro inferior."
Pra quem é indicada: Daniel indica a drenagem para quem tem qualquer tipo de retenção de líquido e celulite, como gestantes e pessoas que ingerem alimentos com muito sódio. Também é indicado para quem está no estágio pós-operatório de uma cirurgia plástica, por exemplo, ou apresenta um quadro de elefantíase.
Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, segundo Daniel, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro. "Já vi o resultado se manter por até 6 meses após 10 sessões. Mas depende muito do problema da pessoa. No caso da retenção de liquído por alimentação, o ideal é ela manter uma alimentação adequada. Mas entre 3 e 6 meses é garantido."
Dói ou deixa hematomas? "Não. Se doer, a pessoa está fazendo muita força e você pode ter uma lesão no sistema linfático."

MASSAGEM MODELADORA

O foco princiapal da massagem modeladora é moldar os cortornos corporais, reduzir gordura, medidas e inchaço. "Por meio de movimentos contínuos - e mais rigorosos do que na drenagem - vou esvaziar os adipócitos (gordura) para que haja uma melhora dos contornos corporais, mas esses adipócitos não são retirados do corpo", explica Flávia.

Na sessão que dura em média uma 1h, a esteticista trabalha com um creme com ativos termogênicos, como cafeína, que age no metabolismo local pra reduzir medidas. "A massagem é feita no corpo todo, mas podemos concentrar em algumas áreas estratégicas em que o pessoa tem maior concentração de gordura, como abdome e culotes."
Flávia faz um alerta ao dizer que não é permitido fazer a drenagem e a massagem modeladora no mesmo dia e não existe uma técnica que une as duas massagens. "Mas em dias diferentes pode fazer, sim."

Pra quem é indicada: "Indicaria para aquela pessoa que malha, mas não consegue modelar o corpo e eliminar a gordurinha de algumas regiões, como os culotes e os flancos, por meio da atividade física." Se você não malha e nem segue uma alimentação regrada ainda assim terá resultado, mas não tão eficiente.
Segundo ela, a alimentação também é um fator importante nesse processo. "Se a pessoa continuar comendo errado e não praticar atividades físicas pra estimular o metabolismo, a massagem vai ter efeito cinderela, da noite para o dia ela volta e engordar e reter líquido. É preciso ter consciência de que não há mágica por conta de massagem."
Resultado: "O resultado pode ser logo na primeira sessão, se a pessoa não possui uma camada de gordura muito grande. Mas sempre indico de 5 a 10 sessões porque o resultado imediato é raro." Flávia diz que a durabilidade depende da disciplina da pessoa em relação à alimentação e atividade física.
Dói ou deixa hematomas? "A massagem pode causar um leve desconforto, mas não pode doer, romper vasos e nem deixar hematomas.

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/01/drenagem-linfatica-x-massagem-modeladora-experts-explicam-diferencas-e-para-quem-sao-indicadas.html

A drenagem linfática tem o objetivo de eliminar o líquido que está em excesso no corpo (Foto: Thinkstock)

Comentários