ANIMAL FLOW : MODA FITNESS É A GINÁSTICA INSPIRADA NO MOVIMENTO DOS BICHOS

Exercício Animal (Foto:  Mariano Vivanco/Arquivo Vogue, Thinkstock e Divulgação)


Com vocação para lançar e reinventar modinhas fitness que em seguida viram febre mundial, Miami incorporou mais uma modalidade a sua lista que promete seguir pelo mesmo caminho. Depois da zumba, dança inventada pelo colombiano Beto Perez, que deslanchou na cidade e conquistou 12 milhões de praticantes ao redor do globo; e do twerk, outra dancinha provocante, popularizada por Miley Cyrus em uma polêmica performance no MTV Awards de 2013, agora é a vez do animal flow.

Surgida nos anos 90,a ginástica que reproduz os movimentos dos animais e ganhou variações ao longo dos anos voltou a conquistar a turma da malhação que quer fugir do tradicional mix de musculação e exercícios aeróbicos.

A versão em alta em Miami combina posições de ioga, golpes de capoeira e das artes marciais para formar sequências que se assemelham aos movimentos de animais como gorila, caranguejo, jacaré, escorpião, entre outros.

A personal trainer Alessandra Miranda, preferida pelas brasileiras radicadas na cidade, testou a aula oferecida pelo professor particular Cheron Mendoza no hotel WSouth Beach e aprovou. “O animal flow aumenta o equilíbrio, trabalha muito o abdome e todos os outros grupos musculares, além de ser muito divertido”, afirma.
Praticada no chão e sem nenhuma aparelhagem de apoio, a modalidade é perfeita para aulas ao ar livre em contato com a natureza. Imitar os movimentos dos bichos estimula músculos secundários que normalmente são negligenciados em exercícios tradicionais - como os em torno do joelho, quadril e tíbia, que ajudam na estabilidade, na rotação e no suporte do corpo - evitando assim lesões comuns entre quem levanta peso com frequência.
Dependendo da intensidade dos exercícios, é possível queimar até mil calorias por aula. “O objetivo é exercitar toda a musculatura de uma forma natural, utilizando apenas o peso do próprio corpo e o chão como ponto de partida”, explica Mendoza. Como os movimentos podem ser adaptados para se adequar ao nível do aluno, não existe limite de idade ou um grau mínimo de condicionamento físico.

No Brasil, a versão desta modalidade conhecida como ginástica natural, desenvolvida pelo professor Alvaro Romano, foi pioneira ao misturar jiu-jítsu, técnicas orientais e movimentos baseados no comportamento dos animais para treinar atletas na década de 90.

Já nos EUA, o treinador Paul Check, expert no estudo de alta performance e mecânica de movimentos corporais, percebeu que, devido ao sedentarismo, os tradicionais métodos de exercício não eram condizentes com o que nosso corpo precisava para se manter em forma e saudável. E chegou à conclusão de que os movimentos mais primitivos como puxar, pular, correr, agachar e chutar eram a chave para fortalecer todo o corpo de forma completa, sem isolar grupos musculares como fazem os tradicionais aparelhos oferecidos nas academias,a exemplo do leg press que só trabalha o músculo superior da coxa.

As pesquisas de Check acabaram servindo de base para a criação da ginástica que usa movimentos de animais para atingir a boa forma. Além do animal flow, atualmente fazem sucesso nas academias a zuu (uma brincadeira com a palavra zoo) e a primal workout.

Os nomes variam, mas a gênese dos exercícios é a mesma. Claro que já tem gente aproveitando a volta dessa moda para se especializar até no movimento de um único animal. Um australiano inventou a "crunning", na qual o aluno corre agachado com as mãos no chão, como se fosse um macaco. A conferir!

Animal Flow: Aulas em grupo para até 25 pessoas: Margaret Pace Park, 1.745 North Bayshore Drive (quinta, às 18h; e sábados, às 10h) ou particulares com Cheron Mendoza,tel. (305) 619-0273, body.mind247@gmail.com
Quem não deixa a malhação de lado nem quando viaja e está acostumado a levar o look fitness na mala para se exercitar na academia do hotel toda manhã agora pode reservar um tempinho a mais para a ioga. Hotéis de Miami estão oferecendo aulas incluídas nas diárias nas quais você interage com os outros hóspedes e, de quebra, contempla as paisagens da cidade. Se você tem familiaridade com a prática, tome nota de três endereços que disponibilizam o serviço: • W South Beach Hotel: preferido entre as celebs e fashionistas, as aulas se intercalam entre a área externa e o rooftop. 2.201 Collins Avenue, Miami Beach, tel. 1 (305) 938-3000 • The Palms Hotel: as aulas acontecem todos os domingos de manhã. Aproveite para conhecer o Spa Aveda e seus tratamentos naturais. 3.025 Collin Avenue, Miami Beach, tel. 1 (305) 534-0505 • Mondrian Hotel: fashion e descolado, o hotel costuma receber um público jovem. As aulas de ioga são dadas por profissionais da escola Green Monkeys. 1.100 West Avenue, South Beach, tel. 1 (305) 514-1500 (Foto:  Mariano Vivanco/Arquivo Vogue, Thinkstock e Divulgação)
Quem não deixa a malhação de lado nem quando viaja e está acostumado a levar o look fitness na mala para se exercitar na academia do hotel toda manhã agora pode reservar um tempinho a mais para a ioga.

Hotéis de Miami estão oferecendo aulas incluídas nas diárias nas quais você interage com os outros hóspedes e, de quebra, contempla as paisagens da cidade. Se você tem familiaridade com a prática, tome nota de três endereços que disponibilizam o serviço:
• W South Beach Hotel: preferido entre as celebs e fashionistas, as aulas se intercalam entre a área externa e o rooftop. 2.201 Collins Avenue, Miami Beach, tel. 1 (305) 938-3000
• The Palms Hotel: as aulas acontecem todos os domingos de manhã. Aproveite para conhecer o Spa Aveda e seus tratamentos naturais. 3.025 Collin Avenue, Miami Beach, tel. 1 (305) 534-0505
• Mondrian Hotel: fashion e descolado, o hotel costuma receber um público jovem. As aulas de ioga são dadas por profissionais da escola Green Monkeys. 1.100 West Avenue, South Beach, tel. 1 (305) 514-1500

Fonte:
http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2016/08/animal-flow-moda-fitness-e-ginastica-inspirada-no-movimento-dos-bichos.html

Comentários