DIETA LOW CARD : TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CORTAR O CARBOIDRATO

Dieta low carb: o que você precisa saber antes de adotar (Foto: Thinkstock)

Dieta low carb: tudo o que você precisa saber antes de cortar o carboidrato

Emagrecer cortando nutrientes importantes

10/10/2016 - 06h00 por LIVIA VALIM

Quem tá na casa dos 30 deve se lembrar da febre que foi nos anos 90 a dieta sem carboidrato. Ela prometia perder quilos e mais quilos comendo coisas gostosas (e cheias de gordura). De lá pra cá, diminuir o consumo de carboidrato continua sendo uma das saídas preferidas por quem quer perder peso em pouco tempo. “Ela funciona em um primeiro momento, pois se acredita que esse tipo de dieta possui uma vantagem metabólica: ela aumenta o gasto energético, consequentemente aumenta a perda de peso”, explica a nutricionista funcional e esteticista Sheila Mustafá.

Dieta atual

Como não é só de corpo magro que vivemos, hoje se dá atenção também à saúde, por isso a recomendação é cortar o carboidrato refinado, comer pouco carboidrato complexo, investir em frutas com baixo índice glicêmico e se limitar às gorduras de boa qualidade. Assim, dá pra perder peso e se manter saudável, sim. “É aconselhável seguir a dieta desta forma por pouco tempo, de 15 a 30 dias. Depois, é possível voltar para uma alimentação equilibrada, que dá melhores resultados duradouros”, ensina Sheila.

Quer começar já a dieta low carb do bem? Retire tudo o que é carboidrato refinado (o que leva farinha branca, principalmente), insira os complexos (os integrais), consuma diariamente frutas, verduras e legumes naturais, como inhame, cará e mandioca, e substitua a gordura saturada pela vegetal e animal, como peixe, ovos, frango, carnes magras, azeite, óleo de coco e oleaginosas. Fique longe de embutidos, doces e industrializados.

Claro que cada pessoa tem uma reação diferente a cada tipo de alimento, então o que funciona para a maioria pode não funcionar pra você. Nesse caso, o ideal é procurar um profissional pra descobrir exatamente o que está pegando que não te deixa emagrecer.

Desvantagens

Ao evitar o carboidrato, a gente entra em um estado chamado cetose: quando acaba a gordura consumida, o organismo passa a usar a gordura corporal como combustível. Esse estado leva a alterações neurológicas, causando irritação, ansiedade, alterações intestinais e mal estar. Por isso, não é recomendado prolongar o tempo da dieta. Tem mais um probleminha chato, o mau hálito. Na falta de carboidrato, o corpo acumula muitas substâncias tóxicas e altera o intestino. O bolo fecal entra em putrefação, levando à halitose.


Precisamos falar sobre o glúten

Como essa proteína está presente na maioria dos alimentos ricos em carboidrato e não se fala em outra coisa no mundo das dietas, é importante lembrar que nem todo mundo é sensível ao glúten. Só analisando cuidadosamente cada pessoa dá pra saber se cortá-lo da dieta vai trazer algum benefício. “Quem é sensível ao glúten, se retirá-lo da dieta, vai emagrecer rapidamente, pois o metabolismo acelera, melhora a absorção intestinal dos nutrientes, a digestão e diminui o inchaço”, explica a nutricionista.


Fonte:http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Fitness-e-dieta/noticia/2016/10/dieta-low-carb-tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-cortar-o-carboidrato.html

Dieta low carb: o que você precisa saber antes de adotar (Foto: Thinkstock)

Comentários