DOR LOMBAR CRÔNICA AFETA CADA VEZ MAIS OS BRASILEIROS

SONY DSC

DOR LOMBAR CRÔNICA AFETA CADA VEZ MAIS OS BRASILEIROS

Segundo estudos, aproximadamente dois terços da população sofre com a patologia que pode estar associada a problemas emocionais
Cerca de dois terços dos brasileiros apresentam Dor Lombar Crônica (DLC). A patologia surge em certos momentos da vida, mas aos poucos ela vai se tornando constante. O transtorno é comum e afeta pessoas de todas as idades. Ele ocupa o segundo lugar entre os problemas de saúde mais comuns da humanidade. Está entre as principais doenças que levam os pacientes aos consultórios médicos.
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), o tratamento da DLC envolve uma série de análises. “Além dos sintomas indicados, exames físicos e de imagens, o estado de saúde e o nível de atividade física, também têm de ser levados em conta. Pesquisas mostram que alguns pacientes com dificuldades financeiras, por exemplo, podem entrar em crise de dor lombar”, comenta.
“A população não tem consciência de que problemas sociais ou emocionais podem provocar dores lombares. Muitos acreditam que os incômodos na coluna são em decorrência de hérnia de disco ou sedentarismo”, alerta Martins.
O tratamento para a Dor Lombar Crônica é composto por três pilares, são eles: alívio da dor, reforço muscular e atividade aeróbica. “A Terapia Cognitivo – Funcional para a Dor Lombar Crônica, é uma técnica inovadora no modo de avaliar e tratar um paciente com DLC. Com a novidade, o número de sessões de fisioterapia diminuiu. É um grande avanço na área. O método permite que o paciente retome e reconquiste suas atividades normais e a sua qualidade de vida”, explica o fisioterapeuta.
A evolução do tratamento pode ser menos positiva em pacientes que encaram seus sintomas com receio. “O pensamento de que continuar deitado vai melhorar ou ajudar na recuperação da doença é errado. É essencial que a pessoas se conscientizem da importância de se manter ativo. Com o método, é preciso fortalecer e alongar os músculos que sustentam a coluna”, finaliza Martins.
Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE). Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 72 unidades no país.Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 30 mil pacientes.
Fonte: ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)

Comentários