DIETAS DA MODA : CORTAR GLÚTEN E LACTOSE É MAIS SAUDÁVEL E AJUDA A EMAGRECER ?

Resultado de imagem para Dietas da moda: cortar glúten e lactose é mais saudável e ajuda a emagrecer?

Dietas da moda: cortar glúten e lactose é mais saudável e ajuda a emagrecer?

Especialistas esclarecem mitos e verdades sobre os que são considerados novos "vilões" nas dietas da moda

Está na moda fazer dieta sem glúten – proteína presente em cereais como trigo, aveia, centeio e  cevada – e lactose –  tipo de açúcar presente no leite e seus derivados. Mas quais os reais benefícios da exclusão deles das dietas?

GLÚTEN 
O glúten está presente em alimentos à base de trigo, aveia, centeio e cevada
Thinkstock/Getty Images
O glúten está presente em alimentos à base de trigo, aveia, centeio e cevada
O primeiro passo é distinguir conceitualmente alergia de intolerância. De acordo com a nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Mirian Martinez, quem tem alergia a glúten - doença celíaca - não pode ingerir nada que contenha essa substância ou que tenha entrado em contato com ela. “O celíaco por exemplo não pode comer um biscoito de polvilho feito no mesmo local que um pão, em uma padaria, por exemplo”, esclarece Mirian.
Mas algumas pessoas podem ter a "sensibilidade ao glúten não celíaco (SGNC)”, outra condição mais conhecida como intolerância a glúten. “São aquelas que relatam alguns sintomas (dor abdominal, inchaço, alteração no hábito intestinal, entre outros) após o consumo de alimentos com glúten, mas não são alérgicas a trigo e não apresentam doença celíaca”, explica a nutricionista Mariana Nacarato.

Ela ainda diz que a doença não é bem compreendida e não existem exames que confirmem e comprovem o diagnóstico. Mariana fala também que é estimado que apenas 5% da população se encaixe dentro dessa condição
Alergias e intolerâncias alimentares
Entretanto, a Mirian Martinez afirma que existe um aumento no número de casos de alergias e intolerâncias alimentares no geral: “Isso está relacionado com o modo de vida das pessoas. Existe a exposição a poluição, alimentos com corantes e conservantes entre outros desde cedo. Isso pode levar ao estresse do organismo, gerando alergias e intolerâncias”.
Mirian ainda ressalta que é preciso prestar atenção na alimentação para identificar o que está causando o mal estar: “Os alimentos com teor maior de glúten são geralmente mais pesados e refinados, como bolos, pães, tortas. Então tem que ver se a indigestão é por causa do glúten ou por tudo aquilo que tá asssociado ao alimento”. Pode não ser o glúten o causador do problema, mas qualquer outra substância daquele alimento
E cortar glúten emagrece?
Muita gente diz que corta o glúten e perde o peso, mas fazer essa associação também pode ser um erro. Mirian ressalta que o emagrecimento não vem por causa da ausência de glúten na dieta, mas sim porque cortando esse nutriente, acaba-se cortando carboidrato e uma série de alimentos, o que, comprovadamente, auxilia na perda de peso.

LACTOSE
A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados
Thinkstock/Getty Images
A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados

No corpo, a lactose é digerida por uma enzima chamada lactase. Algumas pessoas não a produzem ou tem esta produção reduzida ao longo do tempo, e isso caracteriza a intolerância à lactose em diferentes níveis. “Nesses casos, a lactose permanece no intestino sem ser digerida, é fermentada e produz gases. Isso pode resultar em desconforto e dor abdominal, aumento de gases, diarreia ou constipação”, explica a nutricionista Mariana Nacarato.
A intolerância à lactose pode ser solucionada de forma mais fácil: a enzima lactase pode ser consumida de forma artificial.
Cortar lactose emagrece?
A presença ou a quantidade de lactose em um alimento não tem relação com a perda de peso. Mirian analisa queijo e leites. Os queijos são mais gordurosos que o leite e têm menos lactose. Já o leite desnatado tem a mesma quantidade de lactose que a versão integral, mas é mais saudável porque apresenta menos gordura. 
Portanto, em relação a dietas que restringem glúten e lactose, a nutricionista é categórica: “Se não existir nenhuma restrição por conta de desconfortos e alergias, não há nenhuma vantagem em deixar de consumir leite e glúten”. 
Para eliminar peso, a dica é buscar uma alimentação balanceada e sem excessos e a ajuda de um profissional da área. 



Comentários